Michael Klein desiste de investir no setor de aviação

Após oito anos investindo na aviação executiva, o empresário Michael Klein se desfez do negócio e ampliou o foco nos segmentos imobiliários e de concessionárias.

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Dos 13 hangares e das 33 aeronaves que a empresa de Klein, Icon Aviation, chegou a ter, restaram dois aviões, dois helicópteros e dois hangares, em Sorocaba (SP) e Pampulha (MG).

Em todo o período em que atuou no segmento aéreo, o empresário teve resultados positivos apenas em 2018, quando a empresa foi impulsionada pelo fretamento de aeronaves por candidatos à Presidência e a governos de Estado e por clientes que foram à Rússia para ver a Copa do Mundo.

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Contudo, a razão para o maior acionista da Via Varejo (VVAR3), grupo dono das marcas Casas Bahia e Ponto Frio desistir do setor de aviação foi a pandemia do coronavírus (covid-19).

“Passamos o ano passado inteiro sem poder fazer voos de longo alcance. Os países com fronteiras fechadas. Acho que a aviação executiva, em 2021 inteiro, não vai decolar”, disse, ressaltando ainda que vendeu a maior parte de sua frota para a Voar, empresa do segmento com sede em Goiás. No entanto, aeronaves maiores foram comercializadas nos Estados Unidos.

O acordo fechado com a companhia goiana prevê que Klein fretará suas aeronaves para a empresa quando ela precisar de um modelo que não possui.

“Eles terão prioridade nas minhas aeronaves”, afirmou. O executivo manteve um avião de oito lugares, um de seis e dois helicópteros também de seis lugares, além de continuar como representante para vendas de helicópteros da fabricante italiana Leonardo.

De acordo com o empresário, as aeronaves que lhe restaram também podem ser vendidas. “Mas posso comprar outras também. Vender o que tenho e trocar por alguma melhor. Não tem problema nenhum”.

Para Klein, não foi um erro apostar no setor, apesar dos anos de investimentos e da falta de retornos. Só em 2018 e 2019, o empresário investiu R$ 120 milhões na aviação.

“Não chamo de erro. É um mercado muito dinâmico. Achamos que foi bom ter essa experiência. Não foi rentável. Por isso, também achamos melhor sair neste momento.”

De forma distinta à empresa de aviação executiva, a de concessionárias vai bem, apontou o empresário.

Recentemente, ele adquiriu duas lojas da Honda no litoral de São Paulo. Com a aquisição, Klein passa a ter sete concessionárias, também tem duas da Mercedes-Benz e três da Jaguar Land Rover.

“Acreditamos que boa parte do capital investido na Jaguar já retornou para fazermos novos investimentos. Vamos procurar outras marcas boas (para continuar expandindo)”, disse Klein.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Rafaela La Regina

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