Em outubro do ano passado, Mark Zuckerberg anunciou sua intenção de focar no desenvolvimento do metaverso, uma realidade virtual alternativa em que se projeta replicar o mundo real de forma 100% digital, e trocou o nome da sua empresa de Facebook (FBOK34) para Meta Platforms.
O que não se sabia naquele momento é que construir o metaverso custaria tão caro ao Facebook, agora Meta.
A Meta Platforms divulgou pela primeira vez os números de sua divisão de Reality Labs – área da empresa que trabalha na construção do metaverso – no balanço do quarto trimestre de 2021. Os dados mostram perdas na ordem de US$ 10 bilhões somente em 2021.
Mas o prejuízo começou bem antes, em 2019, de acordo com a apuração do portal norte-americano CNBC. De 2019 a 2021 os resultados foram:
- 2019: Prejuízo de US$ 4,5 bilhões e receita de US$ 501 milhões;
- 2020: Perda líquida de US$ 6,62 bilhões em receita de US$ 1,14 bilhão;
- 2021: Saldo negativo de US$ 10,19 bilhões e positivo de US$ 2,27 bilhões.
A CNBC destaca que os números de 2021 estão alinhados com o anúncio feito por Mark Zuckerberg sobre as expectativas de investimento na área. Para 2022, as perdas só devem aumentar.
O CFO da Meta, David Wehner, disse na teleconferência de resultados da empresa na quarta-feira (02) que espera que as perdas operacionais aumentem significativamente em 2022, informa o portal.
Acontece que as perdas ocasionadas pela construção do metaverso estão custando caro à Meta Platforms no geral. Segundo a CNBC, a holding teria tido mais de US$ 56 bilhões em lucro durante o ano passado se não fosse pelo Reality Labs.
Resultado da Meta em 2021
O Facebook (FBOK34) divulgou nesta quarta-feira (02) os resultados do 4T21 e decepcionou os investidores. Os números vieram fracos, o crescimento de usuários estagnou e as estimativas para o começo de 2022 também foram aquém do esperado.
A companhia registrou lucro líquido de US$ 10,285 bilhões no período de outubro a dezembro, um recuo de 8% em relação ao mesmo período de 2020. O lucro por ação foi de US$ 3,67 contra US$ 3,84 esperados pelo consenso Refinitiv.
A receita, por sua vez, ficou em US$ 33,671 bilhões, avanço de 20% na comparação anual. Porém, foi menor do que os US$ 33,4 bilhões esperados pelo mercado.
No acumulado de 2021, o lucro líquido do Facebook foi de US$ 39,370 bilhões, equivalente a uma alta de 35% na comparação com 2020. Em relação à receita, a alta de um ano para o outro foi de 37%, saindo de US$ 85,96 bilhões para US$ 117,93 bilhões em 2021.
Para o próximo trimestre, o primeiro de 2022, a Meta Platforms espera uma receita entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, isso significaria um crescimento de 3% a 11% na comparação anual.
Cotação do Facebook após balanço
Às 19h07 (horário de Brasília), a ação da Meta caía 21% no mercado after hours de Nova York, avaliada em US$ 252,05. Hoje, por volta das 11h35, os papéis listados na Nasdaq agravavam suas perdas com uma queda de 25,84%, para US$ 239,05.
Aqui no Brasil, os recibos de ações do Facebook (FBOK34) também registravam perdas no mesmo horário, de -6,62%, avaliados em R$ 47,33.