A Meta (FBOK34), holding do Facebook e Instagram, planeja permitir em breve a coleção de ativos digitais em suas plataformas. “Estamos trabalhando para trazer NFTs para o Instagram no curto prazo”, disse o CEO Mark Zuckerberg, no festival de tecnologia e mídia South by Southwest (SXSW) em Austin, Estados Unidos.
O empresário não informou quando a implementação irá acontecer, mas reforçou que a tecnologia NFT (Non Fungible Token) está alinhada com os planos de expansão de negócios da companhia, que pretende explorar os ativos digitais em seu futuro “metaverso“.
Zuckerberg reforçou como o uso da tecnologia pode estar intrinsicamente ligado ao tipo de experiência proporcionada pelo metaverso. “A roupa que seu avatar estiver usando no metaverso pode ser basicamente cunhada como um NFT e você poderá levá-la a diferentes lugares”, disse.
A vantagem da tecnologia para a empresa é que os tokens não fungíveis funcionam pelo blockchain. Em outras palavras, são ativos digitais com registros que o tornam um “exemplar único”, criando uma espécie de escassez digital verificável, em que apenas o comprador da NTF detém o certificado atestando posse do produto.
Dessa forma, os usuários poderiam comprar diversos acessórios para customização de seu avatar dentro do metaverso, com a exclusividade atuando como forma de valorizar o ativo.
Instagram já explora ativamente NTFs
O interesse dos executivos da Meta em NFTs não é de agora. Um dos executivos do Instagram, Adam Mosseri, já havia afirmado que a companhia estava explorando ativamente o recurso e, segundo informações do jornal Financial Times, pretende adicionar NTFs em sua carteira de criptomoedas.
“Não estou pronto para anunciar exatamente o que será hoje. Mas, nos próximos meses, com a capacidade de trazer alguns de seus NFTs, espero que seja possível criar coisas nesse ambiente”, afirma Zuckerberg.
Segundo o empresário, ainda “há um monte de detalhes técnicos que precisam ser resolvidos” antes que o Instagram ou as outras plataformas da Meta utilizem NFTs.