O Facebook, o Instagram, o Messenger e o Threads, da Meta (M1TA34), apresentam instabilidade de cerca de uma hora e meia ao redor no mundo nesta terça-feira, 5. A principal reclamação era de que o feed de notícias não carrega no serviços.
Outros usuários relataram que os apps da Meta se desconectaram e não era possível fazer login novamente.
De acordo com informações do site Downdetector, o aplicativo registrou um pico de instabilidade por volta das 12h30 pelo horário de Brasília. O problema começou a ser contornado por volta das 14 horas.
Andy Stone, diretor de comunicação da Meta, afirmou no X, antigo Twitter, que “um problema técnico” tornou as plataformas da Meta indisponíveis para alguns usuários. “Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os que foram afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu por volta das 14h19.
Por volta das 12h50, o executivo confirmava o problema, dizendo que a Meta estava trabalhando para solucioná-lo.
A última vez em que o Instagram teve uma instabilidade considerável foi em junho de 2023, quando a rede social apresentou problemas na publicação de Stories.
O apagão durou cerca de 40 minutos e também atingiu Facebook e WhatsApp.
A maior falha já registrada pela empresa aconteceu em outubro de 2021, quando o WhatsApp e outras redes da Meta ficaram fora do ar por mais de sete horas.
Durante os problemas desta terça, os usuários reclamaram e fizeram memes no Twitter.
Redes da Meta saíram do ar na manhã desta terça
As redes sociais da Meta, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na manhã desta terça-feira (5). O problema se estende pelo mundo no início da tarde, por volta das 13h (Brasília).
Milhões de usuários do Instagram e do Facebook detectaram mal funcionamento das redes, com dificuldades de login e contas desconectadas.
O problema foi inicialmente detectado por volta das 11 horas e atingiu diversos países, com usuários nos Estados Unidos liderando as queixas.
O Down Detector registrou mais de 350 mil notificações de problemas no Face e 54 mil no Insta na última hora (11h30-12h30), volume muito superior à média do dia.
A plataforma internacional de problemas com sites Down for Everyone or Just Me mostra relatos de erros nas América, na Ásia, na Europa e na África.
Em paralelo ao bug, as ações da Meta caem desde a abertura do mercado em Nova York, e intensificou as perdas desde então. Às 12h48 (de Brasília), a ação da Meta recuava 1,93%. Às 17h, a queda era de 1,62%.
Instagram está fora do ar? Veja o que se sabe até agora
No Google Trends, pesquisas relacionadas a “facebook e instagram fora do ar“, “instagram caiu hoje“, “instagram fora do ar“, “facebook e instagram com problemas” dispararam na plataforma.
Na rede social, usuários que tentavam recarregar a linha do tempo de imagens ou acessar suas fotos do perfil recebiam notificações como “Não foi possível atualizar o feed” ou mostra a imagem a seguir:
A falta de acesso afetou não apenas os usuários individuais, mas também empresas e influenciadores que dependem das plataformas para interagir com seu público e promover seus negócios.
Até o momento, a Meta (M1TA34) não divulgou informações oficiais sobre a causa dessa falha.
Com Estadão Conteúdo