Mercosul aceita reduzir exigências para acelerar acordo com UE

Os países do Mercosul concordaram em reduzir exigências a fim de acelerar um acordo com a União Europeia. Assim, o Brasil apontou que concordaria em diminuir o prazo de 15 para 10 anos para eliminação de tarifas. Além disso, a redução das tarifas sobre importações de automóveis e bens poderia começar antes da carência de cinco anos.

O presidente Jair Bolsonaro tomou medidas no mesmo sentido das reduções de exigências do Mercosul. Desse modo, o Brasil mudo sua posição em relação a:

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  • acesso ao mercado;
  • considera acabar com restrições a estrangeiros nas rotas de cabotagem;
  • considera alterar a porcentagem mínima de peças e insumos da produção industrial para serem considerados “bens locais”.

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Mercosul – União Europeia

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia recebe os esforços, principalmente, de dois integrantes do bloco americano. O Brasil e a Argentina estão trabalhando a fim de conseguir a parceria comercial entre o blocos.

Assim, os ministros da Economia dos dois países, Paulo GuedesNicolás Dujovne, fizeram uma reunião no final de abril para buscar a parceria.

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O ministro brasileiro afirmou que o acordo comercial entre o Mercosul e a UE já está atrasado para ocorrer. “Isso vai nos permitir fechar um acordo com os europeus que estamos atrasados há décadas”, disse.

Segundo o chefe da equipe econômica, as negociações podem ocorrer em um mês. “Temos uma agenda comum de negociações bilaterais. Esperamos que nos próximos 30 dias, nós cheguemos a um acordo nessas questões. Isso facilita muito nossas negociações conjuntas com a União Europeia”, afirmou Guedes depois do encontro. 

Saiba Mais: Bolsonaro quer menor interferência política no Mercosul e redução de tarifas

O Brasil e a Argentina buscam negociar, no Mercosul, a redução da TECTarifa Externa Comum. “A tarifa não pode ser um muro protecionista para isolar o Mercosul da economia mundial. Precisa ser um veículo de integração”, disse o secretário de Comércio Exterior brasileiro, Marcos Troyjo.

A aérea de infraestrutura também está no radar dos dois ministros. Eles buscam parcerias para o setor no Mercosul.

Beatriz Oliveira

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