Ícone do site Suno Notícias

Mercado Livre deverá pagar R$ 9,7 mil de indenização à vítima de golpe

De olho na concorrência, o Mercado Livre (MELI34) acelerou os investimentos. A ideia é aportar R$ 10 bilhões em logística.

Mercado Livre (Divulgação)

O 8° Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís informou nessa sexta-feira (6) que condenou o Mercado Livre a pagar R$ 6.700 em indenização por danos materiais e R$ 3.000 por danos morais a uma cliente que foi vítima de um golpe pela plataforma.

O processo explica que a vítima usou sua conta no Mercado Livre para colocar um notebook à venda. Após o anúncio do produto, a moça recebeu um e-mail da plataforma informando que o notebook havia sido comprado e explicando que o dinheiro seria creditado quando o produto fosse enviado.

Entretanto, a vítima afirma que enviou o produto por Sedex, porém o pagamento não foi depositado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A companhia, por sua vez, disse que a transação não havia sido feita na plataforma, contudo a juíza Suely de Oliveira Santos Feitosa apontou que “no e-mail, há clara informação de que o bem ofertado na plataforma da requerida foi adquirido e pago por terceiro, e que naquela ocasião o autor detinha prazo de 24 horas para encaminhá-lo ao comprador, que, ao ser recebido, liberaria o pagamento”.

Frente a isso, a juíza determinou que a plataforma indenizasse a vítima por danos materiais, visto que houve falhas na prestação de serviços. O valor de R$ 6.700 equivale ao valor do produto somado a taxa de envio.

Além disso, foi determinado o pagamento de R$ 3.000 por danos morais. A decisão explicou que “o autor se viu prejudico com o ato arbitrário praticado pela empresa”.

Mercado Livre reverte prejuízo e lucra US$ 15 milhões no terceiro trimestre

A empresa argentina lucrou US$ 15 milhões no mundo no terceiro trimestre de 2020, revertendo o prejuízo de US$ 146,1 milhões de um ano antes. A receita da empresa de e-commerce, que é, atualmente, a companhia mais valiosa da América Latina, subiu 85% na comparação com o mesmo período de 2019, atingindo US$ 1,115 bilhão.

O Mercado Livre Brasil não é uma empresa aberta e não divulga seus dados de lucro, mas informou o seu faturamento, com a receita líquida crescendo 56% no país, alcançado US$ 611 milhões. Um ano antes, a receita foi de US$ 389,9 milhões.

Em seu relatório, o Mercado Livre destaca também o crescimento do Mercado Pago, seu serviço de pagamentos. A plataforma alcançou 60 milhões de pagadores únicos e o volume total de pagamentos atingiu US$ 14,5 bilhões, crescimento de 91,7% na base anual em dólares.

Sair da versão mobile