Ícone do site Suno Notícias

Mercado Livre (MELI34) reforça posição de vencedor no comércio eletrônico, diz BTG

Lucro do Mercado Livre (MELI34) cresce 178,2% no 3T23, a US$ 359 milhões

Mercado Livre (MELI34). Foto: iStock

Com um crescimento expressivo no Valor Bruto de Mercadorias (GMV) e no Volume Total de Pagamentos (TPV) no quarto trimestre de 2023 (4T23), o BTG Pactual (BPAC11) considera que o Mercado Livre (MELI34) fortalece suas vantagens estruturais em um segmento altamente competitivo.

“Apesar da margem bruta abaixo do esperado, devido a investimentos logísticos e efeitos pontuais associados a passivos fiscais, a empresa continua a demonstrar resiliência e potencial de crescimento”, escrevem os analistas do banco.

O segmento de fintech do Mercado Livre, em particular, apresentou desempenho notável, segundo o BTG. O portfólio do mercado de crédito cresceu 33% ao ano, atingindo US$ 3,8 bilhões, com ênfase no aumento significativo na carteira de crédito ao consumidor e cartões de crédito. O destaque, enfatizam os estrategistas, foi o crescimento de 98% ao ano nos cartões de crédito, representando 32% da carteira de crédito total.

No mercado de comércio, o Mercado Livre continua sua trajetória ascendente, conforme análise. As vendas diretas, incluindo as taxas de envio, superaram o GMV do marketplace, atingindo 3,7% do GMV consolidado. A receita do marketplace cresceu 45% ao ano, impulsionada pelo crescimento de 39% ao ano no GMV e uma maior taxa de comissão, afirma o banco.

Apesar dos desafios na Argentina, com sua contribuição gradualmente diminuindo, a plataforma continua a crescer a um ritmo sólido, especialmente no Brasil, que registrou uma contribuição direta de 48%, destacando o papel significativo do país no sucesso contínuo da empresa, de acordo com o relatório.

“O Mercado Livre reforça sua posição como vencedor no comércio eletrônico e pagamentos na América Latina. Seu ecossistema sólido, aliado às estratégias, destaca-se em um cenário desafiador para seus pares”, escrevem os analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Pedro Lima. “Com um crescimento consistente, margens saudáveis ​​e uma trajetória de inovação contínua, o Mercado Livre permanece como nossa principal escolha para investidores de longo prazo“, pontuam.

Mercado Livre (MELI34) tem lucro estável no 4º tri

Na quinta-feira (22), o Mercado Livre divulgou lucro estável no quarto trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo efeito positivo das maiores vendas que contrabalançaram os impactos fiscais.

O lucro líquido atingiu US$ 165 milhões, prejudicado por duas provisões no Brasil que totalizaram US$ 351 milhões. Embora este valor esteja em linha com o lucro reportado em 2022, ficou abaixo dos US$ 356 milhões estimados pelos analistas consultados pela LSEG. 

Andre Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia, RI e Sustentabilidade, garantiu que essas disposições não devem exercer impacto significativo na caixa futuramente.

Excluindo esses itens não recorrentes, o lucro líquido do Mercado Livre teria superado a compreensão da LSEG, alcançando US$ 383 milhões. A receita líquida trimestral foi 42% superior a um ano antes, totalizando US$ 4,26 bilhões, impulsionando o resultado operacional calculado pelo Ebit — excluindo itens não recorrentes — para US$ 572 milhões, ante US$ 322 milhões em 2022. No Brasil, as vendas aumentaram 35% em termos de volume bruto de mercadorias (GMV), superando as expectativas dos analistas.

O robusto desempenho do Mercado Livre nos últimos trimestres levantou questionamentos sobre sua capacidade de manter crescimento com rentabilidade. 

A margem operacional trimestral, desconsiderando itens não recorrentes, atingiu 13,4%, comparada a 18,2% no terceiro trimestre. Andre Chaves esclareceu que, sazonalmente, o quarto trimestre sempre apresenta novidades de margens, influenciadas por fatores como maiores gastos em períodos promocionais. 

O Brasil representa mais da metade da receita líquida da empresa, enquanto Argentina e México apresentam cerca de um quinto cada. Na área de fintech do Mercado Livre, o Mercado Pago, a receita líquida trimestral registrou um crescimento significativo de 34% em relação ao ano anterior.

Sair da versão mobile