O Mercado Livre (MELI34) reportou um resultado acima das expectativas e do consenso no terceiro trimestre de 2023 (3T23), dizem os analistas. O destaque foi o crescimento da receita de e-commerce, além de uma forte expansão de margem bruta e líquida. Com isso, a varejista continua como a preferida do setor para analistas da Genial Investimentos e Goldman Sachs.
No 3T23 do Mercado Livre a companhia apresentou um lucro líquido de US$ 359 milhões. “Acreditamos que o preço [do MELI34] atual não reflete com precisão as inúmeras possibilidades de crescimento que prevemos para a companhia, que seguem firmes”, afirma a Genial.
Para o Goldman Sachs, o desempenho superior se deveu em grande parte à margem bruta, com a contribuição de eficiências contínuas no atendimento ao cliente e cobrança. “Os ganhos de lucratividade do Mercado Livre se materializaram em diferentes produtos e regiões, e vão muito além dos efeitos de mix, ilustrando a forte alavancagem operacional inerente e o foco na eficiência da empresa.”
O Sachs também destacou o forte de crescimento do GMV (volume bruto de mercadorias) até 2024, com uma aceleração no número de compradores ativos (+18% em relação ao ano anterior). Um dos destaques do crescimento do GMV foi o México, alta de 59% na base anual, apesar da entrada do novo concorrente Temu.
Na análise da Genial, o segmento de e-commerce teve fortes resultados mais uma vez frente ao cenário econômico conturbado, especialmente na Argentina. O setor reportou uma alta de 45,3% da receita líquida, atingindo US$ 2,1 bilhões.
Acima das estimativas, o desempenho no Brasil no Mercado Livre foi impulsionado pelo aumento de 27% na comparação anual do número de itens vendidos com sucesso, o maior crescimento desde o 4T21.
“O grande desempenho na margem provavelmente gerará uma discussão renovada sobre os níveis de lucratividade no curto prazo. De qualquer forma, acreditamos que isso também destaca nossa visão positiva sobre a força competitiva da empresa e sua flexibilidade de balanço para continuar investindo em sua liderança”, aponta o Sachs.
Neste contexto, a Genial recomenda compra dos BRDs do Mercado Livre, com preço-alvo de R$ 65,00. O Sachs também sugere compra, com a MELI (Nasdaq) a US$ 2.150.
Mercado Livre: inadimplência é um ponto de atenção, diz Genial
Segundo a Genial, a taxa de empréstimos inadimplentes (NPL) acima de 90 dias diminuiu pelo terceiro trimestre consecutivo para 20,3% da carteira total, em comparação com 25,1% no 2T23, devido a uma abordagem conservadora em termos de empréstimos no último ano;
Por outro lado, a inadimplência abaixo de 90 dias (NPL 90) aumentou para 10,6% da carteira de crédito vs. 9,9% no 2T23, uma tendência esperada à medida que a companhia aumenta o ritmo de originações.
“Embora o indicador NPL maior de 90 dias permaneça controlado, o aumento constante da inadimplência de curto prazo pode elevar futuramente a pressão sobre o NPL90 e impactar a rentabilidade da operação de crédito, sendo caracterizado por nós como o primeiro sinal de que a inadimplência da carteira pode voltar a aumentar lá na frente”, aponta os analistas.
Lucro do Mercado Livre cresce 178,2% no 3T23
O Mercado Livre apresentou um lucro líquido de US$ 359 milhões no terceiro trimestre (3T23), conforme balanço trimestral divulgado nesta quarta-feira (1º).
O resultado do Mercado Livre registra uma alta de 178,2% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, em meio ao aumento de suas receitas, inclusive no Brasil.
O Ebtida ajustado do Mercado Livre, que representa o lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização, somou US$ 820 milhões no 3T23, registrando crescimento de 108,7% em comparação com o 3T22. Já a margem operacional (Ebit) teve um avanço anual de 7,2 pontos percentuais, chegando a 18,2%.
A receita líquida da empresa de varejo totalizou US$ 3,8 bilhões no período, mostrando um crescimento de 39,8% em relação ao 3T22.
Em conversa com jornalistas, o vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo estratégico e relações com investidores, André Chaves, comentou sobre o balanço do Mercado Livre e ressaltou a “aceleração do crescimento de receita em percentual, tanto em e-commerce quanto fintech e nas principais geografias”.
Já as despesas operacionais chegaram a US$ 1,31 bilhão no 3T23, cerca de 24,76% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, que foi de US$ 1,05 bilhão.
“Todas as linhas de custos crescem, mas o negócio cresce muito mais rápido e as linhas de custo crescem de maneira disciplinada”, destaca Chaves.
E-commerce e participação do Brasil
A receita líquida obtida do comércio eletrônico foi de US$ 2,1 bilhões no 3T23, com crescimento anual de 45,2%. O volume bruto de mercadorias vendidas no período registrou um aumento de 31,8%.
No marketplace, a representatividade do Brasil nas receitas do Mercado Livre passou a ser de 57% ao final do terceiro trimestre de 2023, com alta de 4 pontos percentuais em relação à igual etapa de 2022 (53%).
A carteira de crédito da varejista atingiu a marca de US$ 3,4 bilhões, registrando crescimento anual de 22,6%. Já a taxa atual de inadimplência de até 90 dias é de 10,6%.
Para o restante do ano, André Chaves tem boas perspectivas em relação às vendas da empresa, principalmente com o advento da Black Friday.
“Vamos fazer uma Black Friday forte como temos feitos nos últimos anos. A gente é uma empresa que historicamente foi crescendo nas datas promocionais, porque fazíamos pouco e fomos aprendendo onde é mais eficiente investir, onde vamos fazer mais apostas”, comenta o executivo do Mercado Livre.
Cotação do Mercado Livre
Hoje os BRDs do Mercado Livre fecharam em alta de 2,3%, a R$ 56. Já as ações da empresa em Nova York encerraram o pregão cotadas a US$ 1.387,79, ganhos de 5%.