A rede de supermercados Pão de Açúcar (PCAR3) – cuja detentora é a GPA – passou a vender seus produtos na plataforma do Mercado Livre (MELI34), com frete grátis para compras acima de R$ 79,90. O acordo para a operação havia sido feito já no início de maio, quando o iFood também fechou parceria com o Mercado Livre.
Toda a logística será feita pelo Mercado Livre, tendo os produtos entregues pelo GPA no Centro de Distribuição de Cajamar, em São Paulo.
A operação faz parte de uma estratégia do Grupo Pão de Açúcar de montar uma plataforma aberta que opere em diversos canais simultâneos, mas sem controlar todo o processo. A estimativa é que sejam cerca de 5 mil produtos, incluindo alimentícios, bebidas, itens de higiene e beleza.
Trata-se de um investimento na seara de varejo online em supermercado, considerando a crescente demanda no setor em decorrência da pandemia.
No início de maio, o GPA já começou a vender produtos na plataforma das Lojas Americanas, cuja detentora é a B2W (BTOW3), concorrente do Mercado Livre.
O intuito é de duplicar o volume de vendas (GMV) digitais em 2021, disse o diretor de operações do GPA, Luiz Henrique Costa, à agência Reuters. No ano passado, o GPA levantou um montante de R$ 1,1 bilhão com as vendas.
Com o acordo, as compras do GPA, e também do iFood, passam a estar disponíveis nos Estados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Paraná
- Distrito Federal
- Mato Grosso do Sul
- Piauí
- Alagoas
- Ceará
- Bahia
- Tocantins
- Pará
- Minas Gerais
- Goiás
O Pão de Açúcar e o Mercado Livre não detalharam quais as taxas acerca da operação, mas acordos semelhantes tendem a ter um percentual da venda – de 10 a 15%, geralmente – cobrado pela plataforma de marketplace, por cobrir cerca de 1,8 mil cidades (o Brasil possui 5,5 mil) com o seu Centro de Distribuição e ficar na responsabilidade de armazenar e enviar os produtos.
Até o fim de 2021 todos os cinco centros de distribuição do Mercado Livre contarão com produtos do GPA, sendo que o Extra, que também está no guarda-chuva do grupo, também passa a vender na plataforma.