O Mercado Livre (MELI34) divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2022. A gigante argentina de e-commerce obteve lucro líquido de US$ 123 milhões no 2T22, alta de 79,8% na comparação anual.
O resultado do Mercado Livre pode ser interpretado como comprovação de que o gigante do e-commerce conseguiu enfrentar o cenário inflacionário e de altas de juros no Brasil, México e Argentina, apesar de temores de investidores por se tratar de um comércio eletrônico.
A receita líquida do Meli totalizou US$ 2,6 bilhões, avanço de 53% em dólares e 57% em moeda constante, segundo o balanço do Mercado Livre.
O GMV (Volume Bruto de Mercadorias), que considera produtos próprios e de terceiros, atingiu US$ 8,5 bilhões, crescimento de cerca de 22% em dólares e 26% em moeda constante.
Vendas do Mercado Livre no Brasil
Somente no Brasil, a companhia registrou alta de 18,6% no GMV (volume bruto de mercadorias) no 2T22, em moeda constante. A receita líquida do Meli no País alcançou US$ 1,4 bilhão, alta de 52,5% em dólar e 42% em reais. Além disso, os itens vendidos no Brasil atingiram 143 milhões no período, ou 6,6 por vendedor, o que representou o nível mais alto da série histórica para o trimestre.
Na operação global, as despesas subiram mais do que a receita do Mercado Livre, com alta de 76%. Segundo a empresa, as despesas representaram 39,8% da receita no trimestre, ante 34,5% em 2021, mas “melhorando sequencialmente”.
“O principal responsável pelo aumento das despesas foi o crescimento das provisões para devedores duvidosos no ano-a-ano, relacionadas com a expansão do negócio de crédito”, afirma o Mercado Livre no relatório de divulgação de resultados do 2T22. Entretanto, o Meli afirmou que o “braço” de crédito, na totalidade, continua lucrativo e está melhorando sequencialmente sua margem de lucro líquido após perdas.
Além disso, o Meli também destacou que as receitas das fintechs ultrapassaram a marca de um bilhão de dólares pela primeira vez, crescendo 113% ano a ano com base em dólares americanos, que segundo a empresa foi: um verdadeiro testemunho da importância do negócio de fintechs dentro do seu ecossistema.
O volume total de pagamentos (TPV) do Mercado Pago atingiu US$ 30 bilhões, crescimento de 72% em dólares e 84% em base cambial neutra contra o mesmo período do ano anterior. Além disso, o TPV da conta digital do Mercado Pago totalizou US$ 9,4 bilhões, crescendo 167% em dólares e 189% em base cambial neutra.
Confira abaixo as taxas de crescimento de receita do Mercado Livre por país, em dólares, com base anual:
País | 2T21 | 1T22 | 2T22 |
Brasil | 104% | 63% | 53% |
Argentina | 53% | 74% | 62% |
México | 105% | 58% | 65% |