O Mercado Livre (MELI34) lançou o Mercado Play, um serviço de streaming que dá acesso gratuito a cerca de 1.600 títulos, com 6.000 horas de conteúdo. Apresentado nesta sexta-feira (4), o serviço vai começar a ser oferecido para base de usuários a partir do próximo dia 9.
Segundo o Valor Econômico, a receita da plataforma do Mercado Livre virá dos anúncios inseridos ao longo dos filmes por meio do Mercado Ads, unidade de publicidade digital do grupo. O serviço foi lançado em parceria com as plataformas Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+, que darão acesso gratuito a parte do seu conteúdo.
O Mercado Livre também vai comercializar pacotes de assinatura nestes canais. De acordo com o vice-presidente de entretenimento do Mercado Livre, Luiz Barros, o objetivo não é concorrer com serviços já consolidados no mercado, mas preencher lacunas.
“Existe hoje uma grande base de consumidores que não têm acesso ao streaming e vamos preencher esta lacuna, servindo como um hub de entretenimento”, diz ele.
Entre os títulos que já estreiam na Mercado Play estão Venom, Homem-Aranha, Whiplash, Karatê Kid, Hotel Transilvânia 3, A Máscara do Zorro e Supernanny, além de conteúdos da conteúdo da BBC, Sony e Lionsgate
O serviço pretende atingir 77 milhões de usuários brasileiros do Mercado Livre. Com a expectativa de até o fim do mês, a plataforma de streaming já seja acessada por 100% da base de usuários do Mercado Livre em todos os países da América Latina.
Mercado Livre vê lucro disparar mais que o triplo no 1T23
O Mercado Livre viu seu lucro líquido disparar 208% no primeiro trimestre de 2023 (1T23). Um dos principais motores para esse crescimento foi o aumento das vendas na plataforma. A empresa encerrou o período com lucro de US$ 201,4 milhões, mais que o triplo na comparação anual.
No período, sua receita total alcançou US$ 3 bilhões na América Latina, crescimento de 58,4%, em moeda constante, e de 35,1% em dólar na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os três principais mercados mantiveram o crescimento da receita em dólar na comparação anual, com o México avançando 62%, Argentina 39% e o Brasil 26% – País que representa 52% da receita líquida da companhia.
O resultado operacional foi de US$ 340 milhões na América Latina, com margem de 11,2% e crescimento de 145,0% em dólar. O resultado operacional em dólar cresceu mais de 200% no México, 70% no Brasil e 57% na Argentina.
Já a receita líquida de fintech atingiu quase US$ 1,4 bilhão, crescimento de 40,1%, em dólar, e 64,3% em moeda local.
Entre os principais números do balanço do Mercado Livre, destacam-se os seguinte dados:
- Receita total de US$ 3 bilhões, alta de 58,4% em moeda constante ante 1T22;
- Resultado operacional de US$ 340 milhões na América Latina, crescimento de 145% em dólar ante 1T22;
- Lucro líquido de US$ 201,4 milhões, alta de 208,5% ante 1T22;
Mesmo cauteloso com varejo eletrônico, banco recomenda ações
Apesar das preocupações em relação à exposição do Mercado Livre na Argentina e a possível concorrência de plataformas transfronteiriças no Brasil, o BTG Pactual espera um crescimento significativo da empresa nos próximos quatro anos, recomendando a compra das ações e mantendo a posição do Mercado Livre como melhor escolha do setor.
“Embora ainda sejamos conservadores na exposição ao comércio eletrônico no ST [curto prazo], fatores como tráfego, sortimento e maior foco no nível de serviço continuam sendo fundamentais para o sucesso das plataformas de comércio eletrônico na América Latina”, diz o BTG.
A partir disso, analistas avaliam que a varejista leva grande vantagem frente às concorrentes do Mercado Livre. De acordo com o BTG, a empresa está sendo negociada a um múltiplo de 1,4 vezes o valor da sua transação bruta de mercadorias (GMV), projetada para 2023 e a um múltiplo de 4,2 vezes a vendas (EV/Vendas).
Além disso, a equipe do BTG projeta um crescimento significativo nos próximos quatro anos, com uma taxa composta anual de crescimento (CAGR) de lucro por ação (EPS) de 29%.
O BTG fixou preço de US$ 1.630,00 nas ações do Mercado Livre negociadas em Nova York.