Mercado Livre (MELI34): investimento de R$ 17 bi no Brasil pressiona concorrentes
O Mercado Livre (MELI34) investirá R$ 17 bilhões no Brasil em 2022, valor 70% maior do que os R$ 10 bilhões do ano passado. Nos últimos anos, a empresa de e-commerce argentina vem investindo valores recordes no País como parte de sua estratégia de crescimento e consolidação de liderança.
Em comparação com as concorrentes brasileiras, o aporte do Mercado Livre no Brasil é cinco vezes maior, já que varejistas locais como Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) não conseguem passar dos R$ 2 bilhões ao ano.
“A aceleração nos investimentos é reflexo do nosso crescimento sustentável e constante no país, em conexão com o o compromisso de democratizar o comércio e os serviços financeiros para pessoas e empresas por meio da internet”, destaca Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.
Recentemente, o Mercado Livre já tinha dado uma ideia do seu poder de fogo e interesse de crescimento nas terras brasileiras. A empresa anunciou a inauguração de quatro novos centros de distribuição no Estado de São Paulo – ponto estratégico de logística para otimização dos fretes e tempo de entrega -, aumentando para mais de 2 milhões de pacotes a sua capacidade diária de transação.
No ano passado, a empresa conquistou resultados recordes, com forte crescimento, melhores margens e resultado operacional. Ao final do ano, o Mercado Livre contabilizava mais de 76 milhões de usuários, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos e grandes marcas, responsáveis pelas mais de 32 vendas por segundo na plataforma.
Atenção aos serviços financeiros
Parte significativa desse investimento também será destinada ao avanço da oferta do Mercado Pago, segundo o Mercado Livre. A empresa de e-commerce quer trabalhar novos serviços, produtos e experiências integradas à conta digital, reforçando o seu objetivo de concentrar a gestão financeira dos usuários em um mesmo lugar.
O Mercado Pago atingiu 34,5 milhões de usuários ativos, encerrando o ano de 2021 com a entrega de mais de 1/3 do faturamento de todo o grupo no Brasil.
“Nossa rápida transformação nos permite acelerar a inclusão financeira dos brasileiros em um momento muito importante. Seguiremos investindo em tecnologia para proporcionar acesso simples e seguro aos serviços financeiros”, ressalta Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.
Um dos destaques da fintech do Mercado Livre foi a expansão das operações com criptomoedas a partir da conta digital. Em pouco mais de dois meses oferecendo opções de compra, venda e reserva desses ativos, o Mercado Pago alcançou a marca de 1 milhão de usuários do serviço no Brasil, o que reafirma o potencial de crescimento dessa vertente, indica a empresa.
A expansão de serviços e produtos, assim como o investimento em iniciativas de inclusão e educação financeira, são objetivos do Mercado Livre para 2022.
Alcance do e-commerce do Mercado Livre
Com os quatro novos centros de distribuição em São Paulo, o Mercado Livre contará com a seguinte estrutura logística ao fim de 2022:
- 12 centros de distribuição fulfillment,
- 1 CD centro de recebimento,
- 17 cross dockings,
- mais de 100 centros de serviços, e
- 3 mil agências Mercado Livre.
A soma desses ativos aumenta a infraestrutura logística do e-commerce para 1.029 km em operações de fulfillment. O Mercado Livre também conta com uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1.100 vans, 3 aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13 mil veículos atuando na última milha.
Atualmente, o Mercado Livre realiza envios de produtos no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas, e em até 1 dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas.
O foco da empresa no Brasil reflete a importância do País nos resultados consolidados do Mercado Livre. O Brasil é responsável por cerca de 53% das vendas transacionadas no marketplace do Meli. Em termos de receita, as vendas por aqui correspondem a 40% do valor líquido da empresa.