Quente demais: Mercado Livre (MELI34) tem ventilador entre os itens mais buscados na véspera da Black Friday; veja outros produtos
Um levantamento do Mercado Ads, unidade de publicidade digital do Mercado Livre, mostrou os itens mais buscados na véspera da Black Friday, considerada a data mais importante do varejo brasileiro.
De acordo com o estudo sobre a Black Friday, os 10 termos mais buscados na véspera na plataforma foram:
- Ventilador
- Ar condicionado
- Celular
- Notebook
- Geladeira
- PlayStation 5
- Ar condicionado portátil
- Ar condicionado inverter
- Tênis
- Sandália feminina
O mesmo estudo do Mercado Livre indica que os termos que mais cresceram na plataforma, no dia 21 de novembro em comparação com o dia anterior foram: kit cuecas box, popit eletrônico, celular, chuteira, frigobar, tênis, perfume masculino, PlayStation 5 e cadeira de plástico.
Mercado Pago: vendas crescem 25% na Black Friday
Nos primeiros dias da semana que mais movimenta o varejo, o Mercado Pago, a fintech do Mercado Livre com mais de 48 milhões de usuários, registra um aumento de 25% no volume de vendas, comparando de 18 a 21 de novembro aos dias da semana equivalentes ao ano anterior (19 a 22 de novembro). No período, segundo a companhia, o volume das transações via Pix duplicou.
“Esses números refletem a assertividade da nossa estratégia em tangibilizar as vantagens do nosso ecossistema para os clientes, em ações nunca antes feitas pelo banco digital, como geração de cupons e descontos”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. Segundo ele, a fintech investiu cinco vezes mais em ações para a Black Friday deste ano em comparação com 2022.
“Estamos olhando atentamente para a data para apoiar nossos vendedores e clientes e, já notamos que, embora ainda haja uma grande preferência dos consumidores por cartão de crédito, o Pix também vem ganhando espaço e o uso desse meio de pagamento mais do que duplicou nesta semana de Black Friday”.
Black Friday para os PMEs
Claudianne Andrade, head de operações do Mercado Pago no Brasil, destaca que o aumento da adesão ao uso do cartão por aproximação (tecnologia NFC) também tem sido um grande impulsionador para as PMEs diante do aumento dessa demanda por parte dos consumidores.
E, desde abril deste ano, a Point Tap (solução que transforma o smartphone em maquininha) também tem atendido muito bem essa demanda das PMEs. “Enxergamos um aumento de 25% no tíquete-médio de transações com essa solução comparando o segundo com o terceiro trimestre deste ano”, conta Claudianne.
35% das PMEs esperam faturar 20% a mais este ano
Para embasar as ações de apoio na preparação dos vendedores para a Black Friday, o Mercado Pago realizou uma pesquisa com mais de 6 mil PMEs. Desse total, 77% afirmam estar otimistas e 35% esperam faturar 20% a mais do que na edição passada.
Ao todo, neste ano, de acordo com o Mercado Livre, 64% das pequenas e micro empresas esperam um tiquete-médio de até R$ 100, sendo que 58% delas investiram em ações antecipadas. Ainda de acordo com a companhia, 82% delas vão oferecer vantagens para uso do Pix, e 89% conseguem oferecer descontos para pagamento por esse meio.
“A estratégia de incentivar o pagamento por Pix oferecendo mais descontos na Black Friday teve aumento de 34 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, comenta Davanço, do Mercado Livre.