Em relatório divulgado após a Black Friday de 2023, o Goldman Sachs (GSGI34) apontou que os dados do Mercado Livre (MELI34) sobre o evento no Brasil seguem forte desempenho relatado no México, indicando um momento positivo da empresa no quarto trimestre deste ano.
Na sexta-feira (24), o Mercado Livre anunciou que teve um crescimento anual de 80% nas vendas brutas (GMV) durante a Black Friday 2023, marcando um recorde para a varejista.
De acordo com a empresa, esses números, que são parciais e abrangem apenas os resultados até as 17h de quinta (23) e sexta-feira (24), refletem um avanço de 39% em relação ao mesmo período de 2022, ao considerar o desempenho global de novembro até o momento.
Na véspera da Black Friday, a empresa atingiu um pico de 2,8 milhões de itens vendidos, superando a média diária total de 1,8 milhão de itens vendidos. Este desempenho já ultrapassou os resultados da Black Friday 2022, destacando a crescente importância do Mercado Livre no cenário do varejo.
“O desempenho muito forte em novembro pode implicar risco positivo para nossa projeção de crescimento anual do GMV de alta de 28% no Brasil no 4T23, bem como os dados de consenso do Visible Alpha de 27% no comparativo anual”, destacam os analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini, do Goldman Sachs.
O banco lembra, ainda, que a venda de eletrônicos na Black Friday, principalmente celulares, notebooks e TVs, cresceu 140% na comparação anual, sem sacrificar as margens.
“Embora não esteja claro se isso pode implicar um risco positivo para as expectativas de margem Ebit do 4T23, acreditamos que isso ocorreu apesar do Mercado Livre ter se inclinado para as vendas 1P e intensificado os investimentos em marketing e cupons”.
O Goldman tem recomendação de ‘compra’ para as ações de Mercado Livre (MELI34), com preço-alvo a US$ 2,120.
Mercado Livre: eletrônicos, ar-condicionados e ventiladores estão entre os mais vendidos na Black Friday
Não foram apenas os eletrônicos que puxaram para cima o resultado da Black Friday no Brasil em 2023. A alta demanda por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores também foi grande, impulsionada pelas elevadas temperaturas em diversas regiões do país, especialmente no início de novembro.
Ambos os produtos figuraram entre os termos mais buscados na plataforma do Mercado Livre, com a empresa anunciando a venda de 4 mil ventiladores em apenas 20 minutos na véspera do evento.
Para lidar com o aumento significativo na demanda durante a temporada de descontos, o Mercado Livre contratou 7,2 mil trabalhadores temporários, visando garantir a eficiência nas entregas e proporcionar uma experiência positiva aos clientes.