A consolidadora de marcas digitais Merama levantou US$ 225 milhões (cerca de R$ 1,15 bilhão) em rodada Série B, liderada por SoftBank e Advent.
A injeção de recursos veio cinco meses após o anúncio da Séria A e servirá à Merama profissionalizar, incubar e crescer marcas de e-commerce da América Latina, ao mesmo tempo que cria tecnologias e ferramentas para apoiá-las.
“A rodada será instrumental para a Merama continuar com seu crescimento exponencial,” afirmou Brenno Raiko, sócio da Advent responsável pelo setor de tecnologia na América Latina.
A startup “tem uma equipe fundadora sólida com capacidade comprovada de fusões e aquisições e um foco absoluto na construção de valor nas marcas por meio do canal de vendas e da otimização da cadeia de suprimentos, marketing, expansão internacional e outras alavancas”, complementou.
Com escritórios em São Paulo e no México, o modelo de negócios da Merama está centrado no crescimento de marcas latino-americanas predominantemente digitais. A empresa concentra-se em identificar marcas de destaque em cada categoria e adquirir uma fatia majoritária do capital.
Em cinco meses, a startup mais do que dobrou de tamanho e está a caminho de gerar mais de US$250 milhões de receita consolidada em 2021.
A companhia tem expandindo suas marcas nos Estados Unidos e em países da América Latina, como México, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
“A América Latina é uma referência em crescimento, onde o comércio eletrônico e, portanto, os melhores varejistas online estão expandindo exponencialmente”, afirmou Guilherme Nosralla, cofundador da Merama. “Assim, faz mais sentido se concentrar nas melhores marcas, em líderes de categoria de fato”, completou.
Para potencializar as marcas e outras no futuro, a startup está construindo uma plataforma exclusiva, com automação do planejamento da demanda e o gerenciamento de suprimentos de múltiplas origens internacionais.
Merama ganhará novos conselheiros
Como parte do investimento, Paulo Passoni, managing partner do Softbank para a América Latina, e Wilson Rosa, sócio responsável pelos investimentos em varejo da Advent International na América Latina, farão parte do conselho de administração da Merama.
Além disso, Alex Szapiro, operating partner da Softbank e ex-Country Manager da Amazon Brasil, ingressará como board observer.
A captação contou também com a Globo Ventures (braço de investimento do conglomerado de comunicação) e com os já investidores, Monashees, Valor Capital, Balderton Capital e MAYA Capital.
“O series B nos dá ainda mais recursos para fazer parcerias com empresas, construir a nossa plataforma de tecnologia e fornecer capital de giro para marcas existentes. Com o apoio de Advent, SoftBank e toda a nossa base de investidores, esperamos continuar nosso rápido crescimento e solidificar nossa posição como líder no segmento na América Latina”, explica Renato Andrade, cofundador da Merama.
Notícias Relacionadas