Méliuz (CASH3) lucra R$ 3 milhões no 1T21, marcado por maiores despesas

O Méliuz (CASH3) teve um lucro líquido de R$ 3,01 milhões no primeiro trimestre deste ano, queda de 51,2% frente ao reportado no mesmo período do ano passado. O resultado, divulgado na manhã desta segunda-feira (17), destaca o crescimento da base de usuários no período, estimulado por um forte crescimento em despesas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Durante o primeiro trimestre deste ano, o Méliuz registrou a abertura de 2,4 milhões de contas, uma média de 27 mil contas abertas por dia corrido. O número de usuários ativos subiu 226%, para 7,1 milhões.

Com base nisso, o volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) somou R$ 2,9 bilhões no trimestre, avanço de 93% sobre o mesmo período de 2020. O número cumulativo de cartões solicitados subiu 19 vezes em um ano, para 4,5 milhões.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contudo, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 49%, para R$ 4,9 milhões, com margem de 9,5%, “explicado pela variação das despesas ao longo do trimestre”.

As despesas com cashback subiram 45%, para R$ 21,2 milhões. Os custos com pessoal quase dobraram, para R$ 7,8 milhões. Já as despesas com marketing dispararam mais de 23 vezes, saindo de R$ 300 mil no primeiro trimestre do ano passado, para R$ 7 milhões entre janeiro e março deste ano.

As despesas operacionais apagaram o aumento de 63,7% na receita líquida, que foi de R$ 51,81 milhões. O resultado financeiro, que havia sido negativo em R$ 209 mil no primeiro trimestre do ano passado, foi positivo em R$ 383 mil nos primeiros três meses de 2021.

Méliuz destaca investimento em pessoal e entrega de M&As

Em maio, a companhia fundada em 2011 completou seis meses da abertura de capital. No dia 5 de novembro do ano passado, a empresa passou a ser negociada na B3 após movimentar R$ 661,7 milhões com a oferta pública, prometendo crescimento acelerado do marketplace e fusões e aquisições.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Desde então, a empresa cresceu 32% no marketplace e apresentou novos produtos, como Recarga e Gift Card, Méliuz Nota Fiscal e Méliuz Empréstimos. Além disso, foram realizadas três aquisições relevantes apenas neste mês: Acesso Bank, Promobit e Melhor Plano.

Ao todo, os negócios custaram R$ 347,5 milhões, entre pagamento em dinheiro e troca de ações. Serão adicionados 380 colaboradores ao quadro da empresa de Belo Horizonte, que atualmente possui 240 funcionários.

“Como destacamos no nosso resultado de 2020, nosso principal desafio para 2021 são as pessoas”, comentou a administração do Méliuz. “Seguimos com o mesmo propósito, trazer gente fora da curva para podermos destravar nossas oportunidades de crescimento.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno