Com o início de um novo ano, investidores começam a olhar para setores que possam fazer sentido para suas carteiras de investimento, e o segmento elétrico pode surgir como uma boa opção. Mas quais são as melhores ações do setor de energia para investir em 2025? Confira a seguir.
Em relatório, o BB-BI relembra que o El Niño trouxe forte estiagem em 2024, tirando os preços de energia de curto prazo das mínimas. Contudo, destaca a casa, restrições na geração e preços de longo prazo ainda baixos não beneficiaram as geradoras.
Por outro lado, os analistas acreditam que o alívio na sobreoferta com menos projetos novos e forte consumo trazer melhores expectativas para 2025.
A expectativa é a de que renovações das 20 concessões de distribuição devem ser concluídas neste ano, tirando a incerteza do segmento, ainda que detalhes contratuais possam manter a volatilidade.
Diante desse cenário, o BB-BI opta por três ações do setor: Alupar (ALUP11), Eletrobras (ELET3) e Isa Energia (ISAE4).
A XP, por sua vez, destaca que com a possível materialização do La Niña e temperaturas médias menos elevadas, espera-se que os níveis dos reservatórios continuem se recuperando durante a temporada de chuvas, resultado em preços de energia mais baixos.
No segmento de geração, diz a casa, um leilão de capacidade deve ocorrer no primeiro semestre, o que pode destravar valor para as empresas de energia hidrelétrica.
Em transmissão, apenas um leilão está programado, para outubro de 2025, no qual a casa prevê uma forte competição.
Por fim, no segmento de distribuição, os analistas esperam que a demanda por energia permaneça resiliente, com um robusto pipeline de investimentos planejados.
A casa elege a Equatorial (EQTL3) como top pick no setor, com preço-alvo de R$ 46 por ação EQTL3.
As ações da Equatorial, aliás, também estão na lista de ações para investir em 2025 do BTG Pactual.
“Nosso otimismo é baseado em um valuation atraente e seu excelente histórico de execução em operações de distribuição e alocação de capital. Acreditamos que o nome seja uma sólida tese de carrego e uma ótima composição de portfólio, dadas todas as características dos ativos que administra”, diz a casa.
Essa matéria sobre melhores ações do setor de energia não é uma recomendação de investimentos.