McDonald’s: vendas caem 46,3% no Brasil no 2T20
A Arcos Dorados, dona do McDonald’s na América Latina, informou nessa segunda-feira (6) através de comunicado que as vendas da rede de restaurantes de fast food no Brasil recuaram 46,3% no segundo trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2019.
De acordo com a Arcos Dorados, as vendas do McDonald’s no Brasil em abril desse ano caíram 54,2%, enquanto em maio a queda foi de 45,7%, ambas na comparação anual. Por sua vez, o último mês do trimestre, junho, anotou um resumo de 39,1% nas vendas, na mesma comparação.
A Arcos Dorados ainda destacou que suas vendas recuaram 21% no segundo trimestre desse ano quando considerados todos os países da América Latina, menos a Venezuela.
Em relação a pandemia de coronavírus (Covid-19), a operadora informou que 55% das unidades no Brasil são lojas de rua, assim grande parte está funcionando com sistema de entrega ou retirada no local, ao passo que os shoppings estão reabrindo lentamente.
McDonald’s tem lucro de US$ 1,57 bilhão no 4T19
O McDonald’s teve lucro de US$ 1,57 bilhão no quarto trimestre de 2019, uma alta de 11% em relação ao mesmo intervalo de 2018.
De acordo com o relatório do da empresa de fast-food, o resultado foi puxado pelo aumento nas vendas e por uma baixa nos custos e nas despesas da empresa.
A receita do McDonald’s no quarto trimestre foi de US$ 5,35 bilhões, 4% maior do que o valor registrado no mesmo período do ano anterior. O faturamento das lojas administradas pela própria empresa ficou no mesmo patamar, a US$ 2,36 bilhões. A receita das lanchonetes franqueadas aumentou em 7%, para US$ 2,98 bilhões.
Veja também: McDonald’s suspende atividades em restaurantes nos EUA por causa do coronavírus
As “vendas mesmas lojas” aumentaram 5,9% globalmente. Nos EUA, o crescimento foi de 5,1%. O conceito abrange apenas unidades que foram inauguradas há pelo menos um ano. Os custos e as despesas do McDonald’s diminuíram 3%, chegando a US$ 3,05 bilhões no 4T19. O lucro operacional cresceu 15%, para US$ 2,29 bilhões.