O McDonald’s registrou queda de 68% no lucro líquido no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período no ano passado, para US$ 483,3 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões).
De acordo com a maior rede de fast food, as operações ao redor do mundo foram afetadas fortemente pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A receita do McDonald’s caiu 30%, para US$ 3,76 bilhões.
As despesas caíram 11%, para US$ 2,8 bilhões. As vendas comparáveis, que contabiliza as vendas dos restaurantes com mais de um ano de operação, tiveram queda de 24% em todo o mundo.
Para ajudar a liquidez do franqueado, a rede de fast food destinou US$ 31 milhões em pagamentos a centros de distribuição do estoque. O McDonald’s informou que houve aumento de previsões para pagamentos duvidosos de US$ 45 milhões no trimestre.
McDonald’s: vendas caem 46,3% no Brasil no 2T20
A Arcos Dorados, dona do McDonald’s na América Latina, informou através de comunicado que as vendas da rede de restaurantes de fast food no Brasil recuaram 46,3% no segundo trimestre do ano em comparação ao mesmo período de 2019.
De acordo com a Arcos Dorados, as vendas do McDonald’s no Brasil em abril desse ano caíram 54,2%, enquanto em maio a queda foi de 45,7%, ambas na comparação anual. Por sua vez, o último mês do trimestre, junho, anotou um resumo de 39,1% nas vendas, na mesma comparação.
A Arcos Dorados ainda destacou que suas vendas recuaram 21% no segundo trimestre desse ano quando considerados todos os países da América Latina, menos a Venezuela.
Veja Também: McDonald’s, Burger King e Mercado Pago são multados pelo Procon-SP
Em relação a pandemia de coronavírus, a dona do McDonald’s informou que 55% das unidades no Brasil são lojas de rua, assim grande parte está funcionando com sistema de entrega ou retirada no local, ao passo que os shoppings estão reabrindo lentamente.