McDonald’s (MCDC34) retira McPicanha sem picanha dos cardápios brasileiros

Após o McDonald’s (MCDC34) ter sido notificado por dois Procons, de São Paulo e do Distrito Federal, a rede de lanchonetes anunciou nesta sexta-feira (29) que irá retirar do cardápio de todos os restaurantes do país os sanduíches da linha “McPicanha”. Os sanduíches foram alvo de reclamações nas redes sociais: clientes reclamaram que o McPicanha não tinha a carne anunciada pela empresa. O McDonald’s reconheceu em nota a falta de picanha no lanche que levava o nome da carne nesta quinta (28).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Em comunicado, a rede de fast-food se desculpou com os consumidores por ter “gerado dúvidas a respeito dos sanduíches”. A decisão veio depois de a empresa ser questionada pelo Procon e também pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por marketing enganoso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

O McDonald’s informou nesta semana que os novos “McPicanha” foram desenvolvidos com um sabor “mais acentuado de churrasco”.

Esse sabor, segundo a companhia de fast food, vem de um molho com “aroma natural de picanha”. De acordo com o comunicado, o hambúrguer é “100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados”. Esses dados são sinalizados em letras miúdas no anúncio da empresa nas redes sociais sobre os novos lanches.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, informou a companhia.

Notificações

O caso dos “Novos McPicanha” levou o McDonald’s a ser notificado pelo Procon-SP, que deu prazo até o dia 2 de maio para o envio da tabela nutricional dos sanduíches. O documento deve atestar a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros). Também devem ser incluídos relatórios sobre os testes de qualidade realizados pela rede de fast-food.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Outra notificação foi dada pelo Procon-DF para a rede global de restaurantes no País. O órgão de defesa do consumidor proibiu a empresa de vender os sanduíches “McPicanha” em todo o Distrito Federal, desde a quinta-feira, 28, até que haja a “correção total da publicidade”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha”, diz Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF.

Com informações do Estadão Conteúdo

Ana Carolina Cury

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno