O McDonald’s teve um lucro líquido de US$ 1,415 bilhão no quarto trimestre de 2018.
O resultado é o dobro do registrado pelo McDonald’s no mesmo período de 2017, com US$ 698,7 milhões.
Saiba mais: Carlyle adquire 23% da rede de restaurantes Madero por R$ 700 milhões
Em 2018, o lucro da rede de fast foods foi de US$ 5,924 bilhões, crescimento de 14%.
Segundo o McDonald’s, a redução da taxa de impostos e o aumento na margem de venda das franquias foram um dos fatores para o desempenho do trimestre
No entanto, a receita da empresa foi 3% menor de outubro a dezembro de 2018 (5,163 bilhões), devido a reestruturações de contratos de restaurantes franqueados. No acumulado, chegou a US$ 21,025 bilhões, um recuo de 8%.
Porém, as vendas globais subiram 4,4% comparado a 2017.
“O desempenho de 2018 foi influenciado pelo plano de crescimento de velocidade. Alcançamos agora 14 trimestres consecutivos de vendas globais comparáveis positivas e nossos clientes nos recompensaram com mais visitas em 2018”, disse o presidente do McDonald’s, Steve Easterbrook.
Além disso, a companhia anunciou que pagará cerca de US$ 9 bilhões aos acionistas neste ano.
Saiba mais: McDonald’s perde o uso da marca ‘Big Mac’ na Europa após disputa
As vendas nos Estados Unidos cresceram 2,3% no quarto trimestre. Já as operações mundiais tiveram alta de 5,2%, puxado por mercados como Reino Unido, Alemanha e Austrália.
McDonald’s no Brasil
A rede de lanchonetes pretende expandir seus negócios no Brasil e criar mais de 18 mil vagas no País. De acordo com o Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da maior franquia do McDonald’s no mundo, a Arcos Dorados, a meta é chegar ao maior ritmo de expansão da marca desde o início da crise econômica brasileira.
“Depois de um período complexo, vislumbramos uma melhora no ambiente macroeconômico e percebemos uma melhora na confiança do consumidor, que nesse momento se sente um pouquinho mais a vontade pra gastar”, comentou Camargo.
“Percebemos no nosso negócio essa mudança do sentimento das pessoas no último trimestre do ano e vemos a continuidade disso no início de 2019”, concluiu.
Saiba mais: CNI: Medo do desemprego cai entre brasileiros
Estão previstos investimentos de até R$ 1,25 bilhão no Brasil, que abarcam a expansão e modernização dos restaurantes do McDonald’s. “Já temos a liderança desse mercado (de alimentação) e pretendemos ampliá-la”, comentou Camargo.