McDonald’s dobra lucro do quarto trimestre para US$ 1,42 bilhão

O McDonald’s teve um lucro líquido de US$ 1,415 bilhão no quarto trimestre de 2018.

O resultado é o dobro do registrado pelo McDonald’s no mesmo período de 2017, com US$ 698,7 milhões.

Saiba mais: Carlyle adquire 23% da rede de restaurantes Madero por R$ 700 milhões

Em 2018, o lucro da rede de fast foods foi de US$ 5,924 bilhões, crescimento de 14%.

Segundo o McDonald’s, a redução da taxa de impostos e o aumento na margem de venda das franquias foram um dos fatores para o desempenho do trimestre

No entanto, a receita da empresa foi 3% menor de outubro a dezembro de 2018 (5,163 bilhões), devido a reestruturações de contratos de restaurantes franqueados. No acumulado, chegou a US$ 21,025 bilhões, um recuo de 8%.

Porém, as vendas globais subiram 4,4% comparado a 2017.

“O desempenho de 2018 foi influenciado pelo plano de crescimento de velocidade. Alcançamos agora 14 trimestres consecutivos de vendas globais comparáveis positivas e nossos clientes nos recompensaram com mais visitas em 2018”, disse o presidente do McDonald’s, Steve Easterbrook.

Além disso, a companhia anunciou que pagará cerca de US$ 9 bilhões aos acionistas neste ano.

Saiba mais: McDonald’s perde o uso da marca ‘Big Mac’ na Europa após disputa

As vendas nos Estados Unidos cresceram 2,3% no quarto trimestre. Já as operações mundiais tiveram alta de 5,2%, puxado por mercados como Reino Unido, Alemanha e Austrália.

McDonald’s no Brasil

A rede de lanchonetes pretende expandir seus negócios no Brasil e criar mais de 18 mil vagas no País. De acordo com o Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da maior franquia do McDonald’s no mundo, a Arcos Dorados, a meta é chegar ao maior ritmo de expansão da marca desde o início da crise econômica brasileira.

“Depois de um período complexo, vislumbramos uma melhora no ambiente macroeconômico e percebemos uma melhora na confiança do consumidor, que nesse momento se sente um pouquinho mais a vontade pra gastar”, comentou Camargo.

“Percebemos no nosso negócio essa mudança do sentimento das pessoas no último trimestre do ano e vemos a continuidade disso no início de 2019”, concluiu.

Saiba mais: CNI: Medo do desemprego cai entre brasileiros

Estão previstos investimentos de até R$ 1,25 bilhão no Brasil, que abarcam a expansão e modernização dos restaurantes do McDonald’s. “Já temos a liderança desse mercado (de alimentação) e pretendemos ampliá-la”, comentou Camargo.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno