Ícone do site Suno Notícias

McDonald’s, Burger King e Mercado Pago são multados pelo Procon-SP

McDonald's, Burger King e Mercado Pago são multados pelo Procon-SP

McDonald's, Burger King e Mercado Pago são multados pelo Procon-SP

O Procon-SP informou nessa sexta-feira (3) que multou a companhia Mercado Pago e também as redes de fast food McDonald’s e Burger King em R$ 25 milhões, visto que não cumpriram uma promessa de desconto feita aos consumidores em novembro de 2019, na Black Friday.

O Procon-SP declarou que o McDonald’s deverá arcar com uma multa no valor de R$ 10,2 milhões, assim como o Mercado pago, ao passo que o Burger King pagará R$ 5,2 milhões.

A promessa das companhias era de um desconto para os clientes que comprassem os lanches usando o aplicativo do Mercado Pago e pagassem usando um QR code que seria gerado no próprio app.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contudo, a plataforma da empresa de pagamentos ficou indisponível em várias unidades das redes de fast food, e isso acabou impedindo que diversos clientes participassem da promoção.


Ademais, o Procon afirmou que o aplicativo do McDonald’s também apresentou instabilidade. O app era necessário para que os consumidores obtivessem descontos nos lanches da companhia.

Entretanto, o Mercado Pago afirmou, em nota, que apresentará defesa junto ao Procon, “para demonstrar que não houve infração às normas de defesa do consumidor”, e completou dizendo que “aproximadamente 85% das transações foram concluídas e aprovadas durante a Black Friday e o período promocional”.

Já o Burger King salientou que “está analisando o conteúdo recebido para tomar as medidas cabíveis”, em relação a notificação do Procon.

McDonald’s recebeu com surpresa a autuação

Por sua vez, a Arcos Dourados, operadora do McDonald’s destacou que “recebeu com surpresa a autuação do Procon-SP” e completou dizendo que tomará todas as medidas necessárias para questionar a multa.

Saiba mais: McDonald’s faz acordo com Mercado Pago para pagamento com QR Code

Além disso, o McDonald’s destacou que “na ocasião, a rede atuou prontamente para mitigar os impactos negativos na experiência do consumidor e os problemas pontuais relatados pelos clientes foram devidamente tratados, assegurando os benefícios anunciados”.

Sair da versão mobile