McDonald’s registra uma queda de 3% no lucro líquido do 1° trimestre

O fast food, McDonald’s, registrou uma queda de 3% no lucro líquido, em comparação com o de mesmo período do ano anterior. Este número corresponde ao valor total de US$ 1,328 bilhão.

De acordo com McDonald’s, as vendas globais tiveram uma alta de 5,4% no primeiro semestre deste ano. Entretanto, o lucro anual por ação diluída ficou abaixo do esperado pelos analistas. O total foi de Us$ 1,72 por ação, igual ao ano passado, os analistas estimavam US$ 1,76.

Além disso, a receita da companhia teve uma queda correspondente a 4%, representado US$ 4,955 bilhões.

Se a companhia excluísse o câmbio:

  • a receita teria aumento de 2%;
  • o lucro líquido teria avanço de 2%;
  • a  receita operacional aumento de 3%

McDonald’s dobrou o lucro no último quarto trimestre

No início do ano, o McDonald’s registrou um lucro líquido de US$ 1,1415 bilhão no quarto trimestre de 2018. Este resultado representou o dobro registrado no mesmo período de 2017, total de US$ 698,7 milhões.

Em 2018, a empresa de rede de fast foods registrou um crescimento de 14%. Ao todo, US$ 5,924 bilhões. E as vendas anuais no ano passado subiram 4,4%.

Saiba Mais: Madero: grupo prepara IPO em 2020 e projeta elevar lucro em 50%

“O desempenho de 2018 foi influenciado pelo plano de crescimento de velocidade. Alcançamos agora 14 trimestres consecutivos de vendas globais comparáveis positivas e nossos clientes nos recompensaram com mais visitas em 2018”, disse o presidente do McDonald’s, Steve Easterbrook.

McDonald’s no País

De acordo com o Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da maior franquia do McDonald’s do mundo, a Arcos Dorados, a meta é alcançar o maior ritmo de expansão da marca no Brasil.

Saiba Mais: Burger King: 3G Capital poderá ter maior fatia após follow-on

Estão previstos investimentos de até R$ 1,25 bilhão no Brasil. “Já temos a liderança desse mercado e pretendemos ampliá-la,” comenta Camargo.

McDonald’s na Europa perde uso da marca Big Mac

No início deste ano, o McDonald’s sofreu uma derrota histórica na Europa. Uma cadeia de restaurantes familiar irlandesa fez a gigante americana perder o uso da marca “Big Mac” no continente.

O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) atendeu ao pedido da rede Supermac’s, feito em 2017. A empresa irlandesa havia enviado uma solicitação ao órgão regulador para cancelar a marca “Mc” de “Big Mac“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/vale3-materia-desktop.jpg

“O objetivo original de nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso indevido de uma marca registrada por essa multinacional [McDonald’s] para sufocar a concorrência. Temos dito há anos que ele vêm usando esse artifício”, disse o diretor da Supermac’s, McDonagh, ao jornal britânico “The Independent”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno