4ª maior microfranquia do Brasil, Market4U dobra faturamento em 2022 e planeja crescer mais 60%
Poucos meses antes da pandemia do coronavírus eclodir por todo o globo, surgia no Brasil a rede de minimercados autônomos Market4U. Sob o conceito de “honest market”, a startup iniciou a sua atuação em condomínios residenciais e comerciais, acompanhando o momento em que o isolamento social fazia-se necessário e um crescente número de pessoas pouco saíam de suas casas.
Após mais de três anos de operações, o Market4U fez sua estreia no ranking das Maiores Microfranquias, levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), ocupando a 4ª posição. Hoje, a startup com sede em Curitiba (PR) conta com 2 mil lojas em operação — sendo 1,5 mil franqueadas e 500 lojas próprias —, em 130 cidades de 20 estados brasileiros.
“A operação, como ela é hoje, era um sonho nosso: ser escalável. Por ser um aplicativo, a tecnologia nos permite atuar em todas as regiões do do País, onde haja empresas e condomínios”, pontua Eduardo Córdova, CEO do Market4U.
Segundo Córdova, contribuem também para o crescimento da Market4U a preocupação com a experiência do consumidor. Para isso, a rede de minimercados autônomos busca ir além de simplesmente oferecer produtos que podem ser consumidos, mas entregar aquilo que os condôminos demandam de fato consumir.
“O nosso modelo não é de PDV (ponto de venda), mas de PDX (ponto de experiência) e um nunca é igual a outro. Isso porque estamos constantemente melhorando cada ponto, buscando sempre enriquecer ele de acordo com seu histórico de consumo, encontrando oportunidades por meio de algoritmos, e garantindo a melhor experiência às comunidades atendidas”, explica o CEO.
Sem funcionários nos pontos e com operação 24 horas por dia, sete dias por semana, a Market4u dispõe de mais de 10 mil itens em seu portfólio. Além disso, cada PDX pode contar com aproximadamente 500 produtos cadastrados.
Os mais buscados são refrigerantes, água mineral, chocolates, sorvetes e cervejas, mas é possível encontrar mercadorias como leite, café, temperos, produtos de limpeza, entre outros.
“Novo iFood” de minimercados autônomos
A estratégia da Market4U tem dado frutos. Em 2021, o faturamento da rede de minimercados autônomos foi de R$ 51,9 milhões. No ano seguinte, o valor praticamente dobrou: foram R$ 104 milhões. E para 2023, a meta da startup é crescer mais 60% e fechar o ano com um faturamento de R$ 160 milhões.
Contudo, para chegar a esse número, a startup não prevê nenhum plano mirabolante ou uma grande expansão de suas lojas e franqueadas. Segundo Córdova, a prioridade será a rentabilidade.
“Não só expansão de número de PDX, pois no nosso plano aumentaremos poucas lojas e franquias proporcionalmente. Nosso objetivo é aumentar ainda mais faturamento em cada ponto, além de buscar estar nos melhores condomínios do Brasil. Isso tudo sem contar com futuras aquisições que estão no nosso radar”, pontua.
O CEO do Market4U ainda pontua que a grande meta deste ano e para o próximo é consolidar a startup como o principal nome quando se fala em rede de minimercados autônomos. “Assim como o iFood se consolidou no ramo dos restaurantes, nós também iremos, mas em relação a mercados em condomínio.”