A presidente do Conselho Consultivo do banco Goldman Sachs no Brasil, Maria Silvia Bastos Marques, deverá deixar a instituição bancária após três anos.
Segundo o “Valor Econômico”, o Goldman Sachs ainda não anunciou um substituto para o cargo de Maria Silva Bastos Marques. Dessa forma, o banco continuará a ser gerido de forma colegiada por um grupo composto por seis executivos seniores.
“Maria Silvia, que ingressou no Goldman Sachs Brasil como presidente e CEO, ajudou a firmar, durante um período de mudanças significativas, a sólida posição do banco no país”, afirmou, em nota ao jornal, a instituição.
Marques foi a primeira mulher a presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos principais bancos de desenvolvimento do mundo. Ela ocupou o posto durante o governo do presidente Michel Temer.
Além do cargo no BNDES, ela é lembrada pelo seu período à frente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Formada em administração pública, a executiva tem sua carreira voltada ao setor público, privado e acadêmico. É conhecida também como Dama de aço, pela sua postura firme em seu tempo à frente da CSN.
Ainda na área pública, Maria Silvia Bastos Marques foi coordenadora, por um período, da área externa da Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda.