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Marcopolo tem queda de 12,7% no lucro no primeiro trimestre de 2019

A Marcopolo (POMO4) divulgou nesta segunda-feira (2) seus resultados no segundo trimestre desse ano.

Marcopolo (Foto: Divulgação)

O lucro líquido da Marcopolo registrou uma queda de 12,7% no primeiro trimestre de 2019. O total foi de R$ 27 milhões. Em contrapartida, no mesmo período do ano passado o valor chegou a R$ 30 milhões.

Já a receita líquida da Marcopolo alcançou os R$ 898 milhões. O resultado mostra um aumento de 17,5% na comparação anual. Desse total, R$ 411 milhões (ou 45,8%) são oriundos do mercado interno. Os outros R$ 487 milhões (ou 54,2%) representam a parte do mercado externo.

A empresa destacou o faturamento de urbanos no período contabilizado. “Os destaques do período foram o maior faturamento de urbanos, tanto aqueles direcionados ao mercado brasileiro, como modelos exportados ou produzidos em nossas operações internacionais, em especial no México, bem como o desempenho da unidade de negócio Volare”, afirma em comunicado.

O Ebtida da Marcopolo foi de R$ 60,6 milhões, com margem de 6,7%. Em contrapartida, no primeiro trimestre de 2018 foi registrado em R$ 61,2 milhões, com margem de 8%. O Ebtida é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Já o Ebtida ajustado foi de R$ 67,8 milhões com margem de 7,5%.

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O que influenciou o resultado da Marcopolo

De acordo com a Marcopolo, o encerramento das operações da Metalpar influenciou nos números. Sendo assim, a operação afetou os lucros em um total de R$ 19,2 milhões. No entanto, também houveram impactos positivos. Estes vieram do reembolso do seguro, com um total de R$ 15 milhões e das rescisões com representantes comerciais, em R$ 3 milhões.

Sendo assim, a empresa ressaltou também que os motivos da retomada das compras no começo do ano passado. “Mesmo diante de um crescimento reticente da economia nacional neste início de ano, o represamento de pedidos observado entre 2015 a 2017, que acabou resultando em envelhecimento da frota de ônibus, reflete-se em compras consistentes a partir da retomada iniciada em 2018”, explica a empresa.

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A Marcopolo afirmou que a demanda doméstica continua boa. A venda de micro ônibus tem sido feita principalmente a pequenos frotistas.

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