Com o aumento da competição com os atacarejos Atacadão e Assaí (ASAI3), além de crescimento abaixo do esperado, a rede Makro está vendendo todos os seus pontos comerciais em São Paulo e deve sair do Brasil.
Segundo o jornal Valor Econômico, o Makro, do grupo holandês SHV, está pedindo R$ 3 bilhões pelas 24 lojas. Esse valor equivale a todo o faturamento bruto anual da rede de atacado.
Apesar de estar vendendo 24 lojas reformadas, fontes ouvidas pelo jornal disseram que o valor está “fora de uma faixa razoável”. Com isso, ainda não foi apresentado nenhum interesse formal em todos os imóveis à venda do Makro.
Os cálculos apontam que o preço de R$ 3 bilhões equivalem a um valor médio de R$ 120 milhões por loja do Makro, o dobro dos investimentos na construção de uma loja nova média, sem incluir a compra do terreno.
Atacadão e Assaí não estão interessados na oferta do Makro
No valor estipulado, o Makro considera sua força e posição estratégica das lojas em regiões com potencial de crescimento, além de que todas passaram por reformas e possuem clientes fiéis.
A operação foi oferecida para o Atacadão, Assaí, Fort Atacadista e Grupo Muffato. No entanto, segundo a apuração do jornal, o Atacadão não pretende se envolver em outra operação, visto que a transação com o Big ainda está em fase de análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Por sua vez, o Assaí também está em fase de reformulação das 70 lojas compradas do Extra.
“O Assaí vale em bolsa hoje 40%, 45% da venda bruta, e o Atacadão um pouco mais, mas eles querem 100% da receita. E o Extra acaba de vender 70 pontos por R$ 4 bilhões, e mesmo considerando que no Extra há reformas, e no Makro nem tanto, ainda está fora de uma faixa razoável”, disse uma fonte ao jornal.