O Magazine Luiza (MGLU3) registrou um aumento de três dígitos nas vendas brutas do canal digital em novembro, segundo entrevista com o presidente da empresa, Frederico Trajano, publicada no jornal Valor Econômico.
“Em todo o mês, foi triplo dígito médio de alta, mas nos quatro dias da Black (quinta, sexta, sábado e domingo) tivemos um triplo dígito mais fraco, porém era algo previsto”, declarou. De acordo com o executivo, a Black Friday tornou mais evidente a relevância dos itens de supermercado na plataforma de vendas da empresa.
Segundo ele, esta foi a categoria de destaque em novembro. Entre quinta e domingo, os itens de supermercado tiveram alta de 225% nas vendas. Para Trajano, o avanço em itens de supermercado é positivo para o Magazine Luiza porque aumenta o tráfego no marketplace. Além disso, a presença nestes produtos fortalece a visão de que no Magalu o consumidor pode encontrar “de tudo”.
De acordo com a reportagem, o Magazine Luiza vendeu pouco mais de 1 milhão de itens de supermercado na Black Friday, mas ainda não atingiu a marca de R$ 1 bilhão no segmento.
Magazine Luiza antecipou Black Friday
A respeito da Black Friday, Trajano disse que o evento foi antecipado para evitar uma pressão operacional nos sistemas, e que os resultados foram positivos. “Não houve problemas nos sistemas e as reclamações caíram 15% comparado com os últimos seis meses.”
De acordo com o presidente do Magazine Luiza, as varejistas que não se prepararam para a data perderam vendas devido à falta de estoques, mas isso não ocorreu com a companhia. “Se eu tivesse mais estoque ainda, teria vendido mais”, disse. Ao final de setembro, a empresa tinha R$ 5 bilhões em estoque, R$ 800 milhões a mais que em junho.
Em novembro, a demanda nas lojas ficou muito parecida com o terceiro trimestre, de acordo com o jornal. Entre julho e setembro, as vendas nas lojas do Magazine Luiza cresceram 18,3%. Segundo Trajano, dezembro também deve ser um mês forte, com ajuda dos R$ 300 do auxílio emergencial e o 13º salário do Bolsa Família.