Magazine Luiza aumenta em 50% oferta para aquisição da Netshoes

O Magazine Luiza decidiu aumentar em 50% a oferta feita para a compra da Netshoes. Isso ocorre depois que a Centauro apresentou uma proposta que superava em 40% a do varejista. A informação foi divulgada neste domingo pela Agência Estado.

Dessa forma, o Magazine Luiza decidiu aumentar a oferta para garantir a aquisição do site de vendas. De acordo com a publicação, o Magazine se dispôs a pagar até US$ 3 por ação, ou seja, um total de US$ 93 milhões. Inicialmente, a oferta era de US$ 62 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/03/3316c65f-banner-materia-3.jpg

Assim, o andamento da operação não seria prejudicado. Isso porque a transação já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Desse modo, o Magalu espera que a aquisição ocorra até o dia 12 de junho.

Saiba Mais: Netshoes notifica Magazine Luiza sobre proposta da Centauro

Magazine Luiza X Centauro: entenda

A disputa entre o Magazine Luiza e a Centauro pela Netshoes começou na última semana. No dia 29 de abril, o varejista fechou um acordo de aquisição do site de vendas. Dessa forma, a proposta era de US$ 62 milhões pela compra de 100% das ações. Ou seja, cada papel sairia por US$ 2.

Entretanto, para a operação ser completada é necessário que a oferta seja aprovada pelos acionistas da Netshoes. Assim, uma assembleia está marcada para a próxima quinta-feira (30). As companhias haviam informado que cerca de 47% dos integrantes eram a favor da operação.

Saiba Mais: Magazine Luiza diz que Cade aprovou compra da Netshoes; Centauro faz oferta

Contudo, na última quarta-feira (22), o grupo SBF, dono da rede de lojas Centauro, apresentou uma outra proposta pelo site de vendas. A oferta total foi de US$ 87 milhões, ou US$ 2,80 por ação. Com isso, o acordo do Magazine Luiza foi colocado em risco.

A Centauro decidiu fazer a oferta no final do tempo disponível para tal. Isso porque a Netshoes é obrigada a analisar qualquer proposta até o dia da assembleia que decidirá sobre o negócio com o Magalu, ou seja, até 30 de maio.

Além disso, a Centauro informou que sua oferta é de uma operação que pode ser realizada prontamente. Dessa forma, essa seria a melhor opção aos donos da Netshoes, do ponto de vista da Centauro.

Saiba Mais: Magazine Luiza faz proposta de compra da Netshoes por US$ 62 milhões

Isso porque a empresa afirma ter “financiamento aprovado por instituições financeiras de primeira linha e em condições razoáveis e montante suficiente para subsidiar potencial aquisição da totalidade das ações da Netshoes”.

Reação do Magalu

Neste domingo, o presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, enviou uma carta à Netshoes afirmando que a proposta da Centauro era “oportunista”.

“O Magazine Luiza acredita que o Conselho da Netshoes deveria considerar as implicações de proceder com uma proposta que deverá tomar um período de tempo maior para o fechamento e permanece incerta devido ao maior risco regulatório”, dizia a carta de Trajano.

O conselho administrativo da Netshoes se reuniu neste domingo e aprovou a contraoferta do Magazine Luiza. Além disso, o departamento também recomendou que os acionistas aprovem a proposta na assembleia de quinta. Isso porque o conselho ressaltou o problema de caixa do site de vendas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Noticias-Materia_-Desktop-1000x325-2.png

Dessa forma, a estimativa é de que a Netshoes precise de R$ 150 milhões para colocar em ordem seu capital de giro. Além disso, o conselho alertou os acionistas de que o negócio com a Centauro poderia causar problemas com o Cade. Isso porque o market share das duas juntas ultrapassa 50% no varejo online do setor de esportivos. Desse modo, a transação poderia colocar as operações da Netshoes em risco.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno