Magazine Luiza (MGLU3): Denúncias de irregularidades podem ofuscar resultado, diz XP

Em análise sobre o resultado trimestral do Magazine Luiza (MGLU3) referente ao quarto trimestre de 2022, especialistas da XP Investimentos destacaram margens pressionadas e resultados ‘em linha com as projeções’.

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O prejuízo líquido ajustado do Magazine Luiza no 4T22 foi de R$ 15 milhões, ao passo que a XP esperava um prejuízo de R$ 93 milhões.

Enquanto isso, receita líquida e Ebitda vieram em patamar inferior às expectativas da XP.

Atualmente a recomendação da XP é neutra para MGLU3, com preço-alvo de R$ 5 – ao passo que as ações são negociadas a R$ 3,39 (preço de fechamento de quinta, antes da divulgação do resultado).

Resultado do Magazine Luiza ante projeções da XP - Foto: Reprodução/XP Investimentos
Resultado do Magazine Luiza ante projeções da XP – Foto: Reprodução/XP Investimentos

Em conjunto com a análise do balanço do Magalu, especialistas da XP destacaram que a companhia divulgou Fato Relevante acerca de uma denúncia anônima representando “potenciais irregularidades em operações comerciais podendo levantar preocupações”.

“O Magazine Luiza divulgou um fato relevante em que informa que receberam denuncias anônimas quanto a irregularidades em operações com determinados distribuidores / fornecedores (que representam 3,5% das compras) relacionadas à bonificações na compra de produtos. Como no caso de Via, acreditamos que o fato relevante pode ofuscar os resultados, levantando preocupações quanto às políticas comerciais da companhia”, destacou a XP.

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Kabum, inadimplência e Netshoes chamam atenção no Magazine Luiza

Sobre os números divulgados pela companhia, a XP destacou uma alta no Volume Bruto de Mercadorias (GMV) e impactos não recorrentes como determinantes para a empresa fechar o ano de 2022 e o trimestre no vermelho.

“O Magazine Luiza reportou resultados do 4T22 em linha, com crescimento de receita e geração de caixa positiva mas margem EBITDA ainda pressionada. O GMV total cresceu +15,5% na base anual, impulsionado tanto pelo varejo físico quanto os canais online, com o 1P crescendo +18% e 3P +12%”, diz a casa.

“Quanto a rentabilidade, a margem bruta se expandiu 2,5p.p por conta de aumentos de preços de de taxas de comissão, enquanto a margem EBITDA ajustada cresceu 3,4p.p na base anual mas se manteve estável no comparativo trimestral por conta de menores investimentos em marketing e logística. Por fim, o prejuízo foi de R$15 milhões, por conta de não recorrentes positivos e imposto de renda”, completa.

Além disso, analistas destacaram que a administração da empresa reforçou que o ano de 2023 começou bem, com uma liquidação recorde, e que outros pontos específicos foram relevantes dentro do resultado do Magazine Luiza:

  • Kabum alcançou R$4 bilhões em vendas em 2022, com entregas já habilitadas em 600 lojas
  • Netshoes reportou um lucro líquido de R$56 milhões em 2022
  • A inadimplência da Luizacred aumentou 1p.p para 10,2%

Performance de MGLU3

As ações do Magazine Luiza mostram uma queda de 15% no acumulado dos últimos 30 dias, a uma cotação atual de R$ 3,39.

Já em uma janela mais longa, de 12 meses, os papéis do Magazine Luiza mostram queda de 43%.

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Eduardo Vargas

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