Magazine Luiza (MGLU3) quer mais gente (e tempo) no superapp com novo cartão
O lançamento de um novo cartão de crédito, anunciado na segunda-feira (19) pelo Magazine Luiza (MGLU3), é mais uma estratégia da companhia para trazer mais gente e por mais tempo ao superapp. Afinal, se um cliente abre um app por mais tempo e várias vezes ao dia, a chance de uma nova venda ocorrer é maior.
Por isso, o Magazine Luiza vem dando passos nessa direção. Na semana passada, a varejista anunciou a aquisição do Jovem Nerd, por exemplo, como parte dessa estratégia que já contém a Steal The Look.
Agora, ofertar dinheiro de volta para quem comprar usando o seu cartão de crédito é uma nova estratégia. De acordo com Roberto Bellissimo, CFO do Magalu, apesar de o cartão da varejista oferecido nas lojas físicas já possuir cerca de cinco milhões de usuários, o novo produto é focado aos clientes que realizam compras de forma online.
Essa presença digital é pensada como uma maneira de fomentar o uso do superapp da varejista, já que o valor recebido no cashback, que varia de 2% a 4%, deve cair na conta digital do Magalupay.
“Essa é uma parte da estratégia. Como o cliente ganha cashback, ele vai usar o saldo da conta em um processo super simples, onde, com um clique, poderá comprar usando saldo disponível”, disse Bellissimo.
Inicialmente, o cartão oferecerá cashback de 4% do valor de todas as compras feitas na varejista e, também, não terá anuidade. No superapp, o cliente poderá consultar saldo, limite disponível e fazer o pagamento da fatura – passando, assim, mais tempo na plataforma.
Para Tatiana Ferreira da Silva, diretora da Luizacred, como esse usuário online realiza mais compras pela internet, ele deverá entrar no app mais vezes, aumentando a chance de conversão.
“Como um cartão faz 20 transações por mês na média, vai fazer com que o cliente consulte [o superapp] e tenha um uso diário. Isso aumenta a oportunidade. Ai quando você olha uma transação ele entra no fluxo do app”, afirmou.
Para além da entrega de fluxo ao aplicativo, há também a possibilidade de fidelização desse cliente. De acordo com Bellissimo, o usuário que possui um cartão do Magazine Luiza volta a comprar na varejista em outras oportunidades.
“Mesmo nas lojas, nós temos um público que compra com cartões de terceiros e com nosso cartão. Com esses últimos, você cria um vínculo, um canal de comunicação e identificação muito forte que você dá uma série de benefícios”, disse.
“Esse público é muito mais frequente, quase o dobro de um cliente com a compra de um outro cartão. Por isso, queremos replicar essa estratégia com o cliente do e-commerce. Queremos que ele tenha o cartão e ele seja fidelizado”, completou.
Magazine Luiza ainda oferecerá serviços financeiros
É claro que, dentre as possibilidades de ofertar um novo cartão de crédito aos clientes, há também a entrega de serviços financeiros, como crédito pessoal e seguros, por exemplo. E a Magalu sabe disso. Não à toa, a Luizacred rendeu mais de R$ 200 milhões de lucro líquido no ano passado à varejista.
“O cliente vai poder solicitar o empréstimo pessoal dentro do cartão e, em breve, iremos lançar a opção de receber o crédito pessoal na conta também”, afirmou.
Além disso, de acordo com a diretora da Luizacred, o volume gerado pelas novas transações e serviços financeiros podem fazer com que a estratégia de cashback se pague por mais tempo.
“A gente acredita muito na estratégia dessa interligação do ecossistema, no Magalu. A recorrência do cliente aumenta e ele passa a enxergar como um valor no produto. O 4% [de cashback] é válido para o lançamento, mas o 2% deverá continuar. Podemos ter reformulação no futuro? Podemos. Mas hoje são essas condições”, disse.
“Para nós, ganhamos no volume, na fidelização, com o cliente gastando mais. É um ganha ganha, onde nós ganhamos, mas o cliente também. Aumentamos o volume, mas damos mais cashback”, completou a executiva do Magazine Luiza.