As ações das principais varejistas do Ibovespa fecharam em alta nesta segunda-feira (12). Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) subiram 9,13%, 4,91% e 4,35%, respectivamente.
As ações do Magazine Luiza e seus pares fecharam em alta especialmente pelo movimento de apetite ao risco global, além da nova expectativa de redução na inflação para 2022 e 2023, divulgada na manhã desta segunda pelo Boletim Focus.
O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), indicou que a inflação prevista pelo mercado para 2022 deverá ser de 6,40%. Para 2023, a estimativa é de 5,17%. Os números representam uma redução de 0,21 e 0,10 ponto percentual em relação ao último Boletim Focus divulgado pela instituição, publicado em 29 de agosto.
Na semana passada, o mercado precificou a alta da taxa de juros, movimento que prejudicou o setor varejista.
Mas os índices de inflação recuaram. “Nos últimos 30 dias as ações da varejista sobem mais de 30% e vêm sendo impulsionadas pela perspectiva de menor inflação e maior avanço do PIB”, disse Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA.
“O IPCA em queda nos dois últimos meses pode induzir o Banco Central a encerrar o ciclo de alta dos juros. Alguns players começaram a indagar se estaríamos em um ponto de inflexão para estes papéis, que são extremamente sensíveis ao cenário macroeconômico”, completou o analista.
Rodrigo Azevedo, economista e sócio-fundador da GT Capital, afirmou que para setembro ainda se espera um cenário de deflação. Em agosto, o dado foi reflexo das medidas do governo de redução da cobrança de ICMS (imposto estadual) sobre combustíveis, energia, transporte e telecomunicações, avaliou o especialista.
“Mesmo com cenário de deflação, o Banco Central deve manter a taxa de juros altas por mais tempo ainda, uma vez que os efeitos da política monetária ainda são lentos”, pontua.
No acumulado de agosto, o Magazine Luiza ficou entre os principais destaques de alta, com valorização de 65,50%, dando continuidade à alta de 10,23% em julho. A Via teve uma alta de 34,17%, dando seguimento ao avanço de 25,00% registrada em julho.