Magazine Luiza (MGLU3) deve apresentar prejuízo e queda nas vendas do 4T21
Na próxima segunda-feira (14), o Magazine Luiza (MGLU3) apresenta seus resultados do quarto trimestre de 2021 – e os analistas não esperam bons números. Com o cenário macroeconômico deteriorado e pressionando o poder de compra dos consumidores, as perspectivas são de prejuízo líquido e queda nas vendas do 4T21.
A XP estima que a empresa terá prejuízo líquido de R$ 58 milhões entre outubro e dezembro de 2021. Já o BTG projeta que o prejuízo será de R$ 14 milhões.
A análise do BTG Pactual (BPAC11) indica que a operação do Magazine Luiza sofre uma pressão que é comum para o setor de e-commerce. Os principais pontos são:
- desaceleração do e-commerce brasileiro, que é particularmente forte para operadores de eletrônicos e 1P (estoque próprio);
- concorrência de empresas nacionais e internacionais (com mais descontos, subsídios e custo de aquisição de clientes crescente); e
- preocupações com margens sustentáveis, dada a perspectiva competitiva do setor.
Com esse cenário, O BTG projeta que o Magalu deve apresentar expansão no volume de vendas (GMV) online de 19% na comparação anual entre 4T21 e 4T20. Nas lojas físicas, o indicador “vendas nas mesmas lojas” (SSS) deve cair 19%. No consolidado, o previsão é de que o GMV do 4T21 cresça 6% na comparação anual.
Já para a XP Investimentos, o quarto trimestre do Magazine Luiza deve registrar números mistos, com a pressão vindo da performance do varejo físico e do 1P. A corretora explica que a operação de estoque próprio deve continuar apresentando resultados mais fracos, enquanto o crescimento do 3P (estoque de terceiros) segue sólido.
Analistas da XP esperam por isso números próximos aos da análise do BTG. Para eles, o consolidado do GMV do Magalu deve ser de +6% no ano, impulsionado por um crescimento de 17% do GMV online, enquanto o SSS deve registrar uma queda de 22%.
Magalu deve apresentar prejuízo milionário
Em termos de rentabilidade, a XP acredita que as margens da varejista devem vir mais pressionadas neste balanço do 4T21. A projeção da corretora é de que a margem bruta apresente queda de 1,8 ponto percentual na comparação com o 4T20.
A justificativa é o período de vendas promocionais – com Black Friday e festas de fim de ano – em conjunto com custos mais elevados. Esse mesmo combo deve diminuir a margem Ebitda do Magazine Luiza, em 2,1 p.p., para 2,8% no 4T21.
Outras projeções do BTG são:
- Receita líquida: R$ 9,29 bilhões (-7% a/a)
- Ebitda: R$ 345 milhões (-32% a/a)
- Margem Ebitda: 3,7% (-134 pbs)
- Resultado financeiro: R$ (-182 milhões)
Recomendações para o Magazine Luiza
O Magazine Luiza tem 10 recomendações por casas de análise, sendo 7 de compra forte e 3 neutras.
A mediana de preço alvo indicada pelos analistas é de R$ 11,00, equivalente a um upside de 93% com base no valor da ação MGLU3 do fechamento de terça (8), de R$ 6,35.
Nos últimos 12 meses, as ações do Magazine Luiza registram queda de 75,93%, com a cotação máxima em R$ 25,09 e a mínima em R$ 5,33.