Magazine Luiza (MGLU3) ou Mercado Livre (MELI34): quem vai brilhar no 1T24, segundo o Itaú BBA
Em relatório sobre as prévias de resultados do 1T24 para o setor varejista, analistas do Itaú BBA projetam que as vendas do Magazine Luiza (MGLU3) devem crescer no período, e que o foco em rentabilidade deve também trazer bons frutos. No caso do Mercado Livre (MELI34), a receita deve subir, com modesto ganho de margem.
Para o 1T24 do Magalu, o Itaú BBA prevê um lucro líquido ajustado de R$ 2 milhões, ante prejuízo de R$ 309 milhões no mesmo período do ano passado.
Já a previsão para a receita líquida do Magazine Luiza no período é de R$ 9,5 bilhões, alta de 5% na comparação com o 1T23, “com a conclusão do repasse do imposto DIFAL e aumento das receitas de serviços”, enxerga o banco.
A projeção para o Ebitda da Magazine Luiza para o primeiro trimestre de 2024, segundo o Itaú BBA, é de R$ 665 milhões, aumento de 48,4% frente aos R$ 448 milhões registrados no 1T23, com a margem Ebitda crescendo 2,0 p.p (pontos percentuais) no período, a 7%.
A casa também prevê um crescimento de 5,4% no volume bruto total de mercadorias (GVM) online na base anual, chegando a R$ 11,9 bilhões, com aumento de vendas no canal 3P (marketplace) compensando o desempenho mais fraco no canal 1P.
“O canal 3P carrega maiores despesas operacionais como percentual da receita líquida, e este canal vem ganhando participação nas vendas totais”, escreve o Itaú BBA.
O Itaú BBA tem recomendação ‘market perform‘ para as ações de Magazine Luiza, com preço-alvo a R$ 3,00. Os resultados do primeiro trimestre de 2024 da varejista devem ser divulgados em 9 de maio, após o fechamento do mercado.
Itaú BBA: lucro líquido do Mercado Livre deve crescer 50% no 1T24
Em relação ao Mercado Livre (MELI34), o Itaú BBA estima um quarto trimestre de crescimento sólido, embora em desaceleração, da receita da varejista. A casa estima que o indicador deve chegar a US$ 3,8 bilhões no 1T24, aumento de 28,2% frente ao mesmo período de 2023.
Já o lucro líquido ajustado do Mercado Livre deve chegar a US$ 307 milhões, crescimento de 52,8% frente aos US$ 201 milhões reportados no 1T23.
O Itaú BBA prevê que o Ebitda ajustado do Mercado Livre deve chegar a R$ 510 milhões no 1T24, alta de 50,1% na comparação anual.
Para a casa, a combinação de nova desvalorização cambial na Argentina, além de obstáculos macroeconômicos com a desaceleração da atividade no 1T24 poderão afetar os números operacionais da empresa.
“Ainda assim, prevemos que a margem EBIT consolidada cresça 190 pontos-base na comparação anual, para 13,1%, principalmente devido aos esforços contínuos de monetização da plataforma da empresa (que inclui uma aceleração na carteira de crédito, melhoria sequencial nos custos logísticos e a implementação do negócio de anúncios)”, pontuou.
O Itaú BBA tem recomendação ‘outperform’ para as ações do Mercado Livre, equivalente a ‘compra’, com preço-alvo a R$ 2.048. Os resultados do primeiro trimestre de 2024 da varejista devem ser divulgados em 1 de maio.
Desempenho das ações do Magazine Luiza (MGLU3):
Confira o desempenho das ações de Magazine Luiza (MGLU3).
Cotação MGLU3