Magazine Luiza (MGLU3) afunda 17% e é maior queda do Ibovespa na semana

O Ibovespa fechou a última semana no vermelho, com o pior desempenho desde meados de março de 2023. Na ponta negativa do índice, as ações que mais caíram foram de companhias que são mais sensíveis ao cenário macroeconômico e à abertura da curva de juros, como Magazine Luiza (MGLU3) e Petz (PETZ3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-3.png

As ações do Magazine Luiza desvalorizaram 17% na semana, ao passo que a Petz recuou 14%, figurando como as maiores quedas do Ibovespa no período.

Conforme analistas da XP, globalmente os destaques da semana foram a ata da reunião do Federal Reserve (Fed) de 1º de maio, divulgada na quarta-feira e interpretada como mais dura, e o PMI composto americano, divulgado na quinta-feira, que atingiu seu maior nível dos últimos 25 meses

Jennie Li e Fernando Ferreira, que assinam relatório sobre o resumo semanal da bolsa, destacam que ambos os dados pressionaram mercados globais, apesar de um balanço do 1T24 positivo pela Nvidia, divulgado na quarta-feira e que impulsionou o índice Nasdaq a mais um recorde histórico.

“Domesticamente, o foco foi na projeção da taxa Selic e dados de inflação maiores que o esperado no Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, indicando uma deterioração do macro doméstico e reforçando o tom mais duro da ata da última reunião do COPOM, divulgada no dia 14″, observam.

No caso da queda de MGLU3, além dos fatores macro, os especialistas apontam uma forte influência da notícia de que o governo federal afirmar que irá vetar a taxação de compras internacionais de até US$ 50.

A discussão contudo ainda não se encerrou, e o tema segue em debate no parlamento. Haddad e outros representantes do Governo, anteriormente, defendiam a taxação, mas passaram a recuar após uma repercussão fortemente negativa perante a sociedade.

Para a próxima semana, os analistas recomendam ficar de olho no IPCA-15 e nos dados sobre emprego – PNAD e Caged – que devem movimentar o cenário de renda variável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na contramão do Magazine Luiza Yduqs, dispara

Na ponta positiva do índice a maior alta do Ibovespa foi a Yduqs (YDUQ3), que avançou 5,7% após a companhia estabelecer uma projeção de longo prazo para os principais itens do balanço em seu Investor Day.

“Os executivos mostraram um tom otimista com o que vêm em termos de crescimento do mercado e ambiente competitivo. Além disso, no nível micro, eles vêm espaço para melhorar a eficiência das Unidades de Negócios (BUs) no Presencial e no Digital, em termos de lucratividade e qualidade”, diz a XP sobre a novidade.

“Por fim, a empresa também divulgou um guidance de 2024-29 para receita, EBITDA ajustado e lucro líquido ajustado, as quais consideramos como premissas conservadoras. Apesar da alta de 10% que a ação apresentou no pregão de hoje, ainda a vemos como subvalorizada, com P/L 2025 de 5,5x no guidance para 2025. Além disso, o evento reforçou nossa visão positiva do setor”, completa.

Assim, a companhia liderou o Ibovespa, seguida por Arezzo (ARZZ3) e Isa CTEEP (TRPL4), que subiram 3,4%, na contramão do Magazine Luiza.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-4.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno