O número de lojistas virtuais do Magazine Luiza (MGLU3) atingiu 100 mil, marca 809% superior àquela registrada há dois anos, de 11 mil. A informação é da Coluna do Broadcast, do jornal O Estado de S.Paulo.
O volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) dos vendedores virtuais do Magazine Luiza escalou de R$ 583 milhões, no segundo trimestre de 2019, para R$ 2,9 bilhões em igual período deste ano, um incremento de quase 397,43%.
A estratégia da empresa é recrutar profissionais das lojas físicas que não vendem online. “De cada 10 sellers novos, seis vêm das lojas físicas da rede. Em geral, eles são pequenos e analógicos,” afirmou Leandro Soares, diretor de marketplace da varejista, à coluna.
O executivo disse que o número poderia ser maior. Isso pois a empresa busca se certificar da legalidade de todos os lojistas virtuais.
Segundo Soares, o Magalu descarta um de cada cinco lojistas que tentam se cadastrar para vender pela plataforma, por não atender a exigências de documentação. Os demais quatro continuam a passar por um crivo, que inclui a checagem do CNPJ e a permissão para a venda de produtos.
A companhia trabalha com uma empresa externa para escanear os anúncios e chama as próprias marcas a vistoriá-los e sinalizar a promoção de produtos sem licença. Além disso, o Magazine Luiza conference notas fiscais em três campos distintos para evitar golpes.
De acordo com o diretor, a varejista bane lojistas caso um anúncio de produtos ilegais ou falsificados. Outros marketplaces, segundo ele, derrubam os anúncios e advertem os lojistas, mas demorar a bani-los.
Cotação do Magazine Luiza nesta sexta (17)
A ação do Magazine Luiza (MGLU3) fechou o pregão desta sexta-feira (17) em alta de 1,22%, cotada a R$ 16,57. O Ibovespa, índice acionário de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), registrou queda de 2,07% na sessão e recuou a 111.439,37 pontos.