Magazine Luiza (MGLU3) lança modalidade de compras em grupo; entenda como funciona
O Magazine Luiza (MGLU3) anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento para o e-commerce da companhia de uma nova modalidade de compras. Chamada de “Compra Junto”, terá descontos mais agressivos para produtos selecionados que atingirem um mínimo de compradores.
A novidade do Magazine Luiza mostra produtos oferecidos com aproximadamente 30% de desconto, mas que podem chegar a remarcações de até 70%.
Perguntado sobre como isso deve afetar as margens da companhia, Vinícius Porto, diretor de Experiência do Cliente, afirmou que a estratégia leva em conta essa questão e tem mecanismos para melhorar esse indicador.
“Margem é um cuidado que estamos tendo. Não vamos oferecer frete grátis nessa modalidade, o que é um detrator de margem”, disse o diretor.
Afirmou ainda que a medida é pensada para atrair clientes com um custo de aquisição menor, com menos investimento em mídia. Dessa forma, a pessoa que se interessa pela oferta pode compartilhar o link com amigos para atingir o mínimo de compradores para que ela seja liberada.
Porto disse que a iniciativa se adequa também ao período de inflação e corrosão de renda da população.
A estratégia do Magazine Luiza
De acordo com a companhia, existe um período de tempo para as ofertas do Compra Junto. Ou seja, elas existem por um determinado tempo de duração, com uma meta de pessoas interessadas na compra, de forma que o produto seja liberado com o desconto.
O sistema do aplicativo reserva o valor no cartão de crédito individualmente, até o grupo de compradores ser formado por completo. Os pagamentos serão finalizados apenas quando for sinalizado que a cota necessária de pessoas foi atingida. Caso não atinja a meta de produtos vendidos, os valores são estornados.
O modelo de compra em grupo anunciado pelo Magazine Luiza é conhecido mundialmente, ganhando tração nos últimos tempos. Chamado de social commerce, em inglês, a modalidade é benéfica para o cliente pelo preço agressivo e abaixo da média do mercado, em que geralmente não seria adquirido individualmente.
Para a empresa, o lado positivo é o aumento de número de usuários e a frequência de uso do SuperApp Magalu. Também há a estratégia de reduzir investimentos em mídia paga para a divulgação de ofertas, já que o próprio cliente atua como divulgador.
Por fim, o Magazine Luiza destaca que os produtos serão entregues em todo o país, com a estrutura logística da companhia. Além disso, será possível retirar a compra em determinadas lojas físicas. No futuro, o sistema vai contar com geolocalização, o que ajudará a reduzir o tempo e o custo da entrega.
(Com informações do Estadão Conteúdo)