O Magazine Luiza (MGLU3) informou, nesta segunda-feira (23), que decidiu fechar todas as suas lojas físicas, por tempo indeterminado, em razão do avanço do coronavírus (Covid-19) no País. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante.
O Magazine Luiza diz que passará a concentrar suas ações marketing para que clientes continuem comprando pelo e-commerce. Nesse sentido, a empresa informa que a oferta de produtos e categorias com frete grátis foi ampliada, sobretudo os produtos que ajudam no combate ao coronavírus, como álcool em gel e produtos de higiene pessoal.
O Magalu salientou que, por mais que ninguém consiga prever todos os eventos e impactos relacionados aos desdobramentos causados pelo coronavírus, possui uma “sólida estrutura de capital“. De acordo com a companhia, o quarto trimestre foi encerrado com uma posição total de caixa e recebíveis de mais de R$ 7 bilhões.
Além da suspensão, o fato relevante divulgado pelo Magazine Luiza nesta segunda-feira também informou aos acionistas e ao mercado que as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária, que seriam realizadas no dia 9 de abril, foram canceladas. Uma nova data será informada posteriormente, diz o comunicado.
Segundo a varejista, desde o início da crise da pandemia, foi instalado um Comitê de Contingência. Esse grupo, que se reúne diariamente, toma as decisões necessárias com o intuito de “cuidar da saúde de todos os envolvidos com a empresa, garantir a continuidade ao negócio e lutar pela máxima preservação dos empregos”.
O Magazine Luiza informou que “toda a liderança da companhia está debruçada, neste momento, numa análise de contenção e reavaliação de despesas e investimentos”.
A ação do Magazine Luiza acontece em meio ao fechamento de redes de varejo pelo Brasil. No último sábado (21), a Via Varejo (VVAR3) anunciou que suspenderia a atividade de suas lojas físicas Casas Bahia e Ponto Frio no país. As marcas também seguem vendendo pelo e-commerce.