Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI34) se enfrentam no Cade por aquisição de fintech
O Magazine Luiza (MGLU3) e o Mercado Livre (MELI34) estão se enfrentando no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por conta da aquisição de uma fintech feita pelo Magalu. As informações são do portal Uol.
O Mercado Livre decidiu por interpelar a aquisição da Magazine Luiza, que já havia sido aprovada no dia 18 de março no Cade, pelo temor de que alguns dados estratégicos de sua operação cheguem à concorrente. A Hub Prepaid provia, desde 2018, serviços à companhia argentina.
Em dezembro do ano passado, a Magazine Luiza anunciou a compra da Hub Prepaid por R$ 290 milhões. A empresa é uma instituição de pagamento regulada pelo Banco Central e totalmente integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) e ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX).
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A fintech em questão desenvolve estruturas bancárias para a oferta de produtos e de serviços financeiros através de contas digitais, é uma plataforma robusta de APIs (para acesso de plataforma em nuvem) e possui um sistema de emissão e processamento de cartões pré-pago das principais bandeiras.
A Hub Prepaid possui mais de quatro milhões de contas digitais e cartões pré-pagos ativos, que movimentaram R$ 7 bilhões em 12 meses. Desde 2018, porém, parte dessas contas são vinculadas ao Mercado Livre, um dos seus importantes parceiros.
Magazine Luiza e outras varejistas responderam ação do Mercado Livre
A movimentação do Mercado Livre teve consequências. Na mesma semana em que a empresa foi ao Cade, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade fundada por empresários de grandes varejistas brasileiras, incluindo a Magazine Luiza, ameaçou abrir processo contra e-commerces que funcionam como “camelódromos digitais” e que não pagam impostos corretamente, em referência clara ao Meli.
O Cade deve decidir ainda nesta semana sobre o assunto. Se o relator do caso acatar o pedido do Mercado Livre, a aquisição da Magazine Luiza irá para julgamento no tribunal. Se o recurso for rejeitado, a decisão será mantida e a aquisição será aprovada em definitivo.
A disputa entre Mercado Livre e Magazine Luiza é mais um capítulo entre entre empresas pelo setor de e-commerce que cresceu muito em 2020, por conta da pandemia e que se mostra ainda como promissor.