Bolsonaro diz que Magazine Luiza (MGLU3) derrete na Bolsa por apoiar Lula

Nesta segunda-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro fez ironias ao falar da empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3). Em conversa com apoiadores, o político disse que “não existe empresário socialista, tirando uma exceção”, referindo-se à Trajano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

“Tem uma mulher [empresária] que é socialista, que perdeu R$ 30 bilhões quando anunciou amor pelo ex-presidente Lula”, declarou Bolsonaro.

Neste ano, Luiza Trajano entrou na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista americana Time, e Lula redigiu um texto para a publicação, parabenizando as iniciativas da líder do Magalu e sua “postura humanitária”. Circularam rumores de que Trajano estava cotada para ser vice de Lula em 2022. A empresária diz não querer seguir carreira política.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Magazine Luiza perdeu metade de seu valor na Bolsa

A ironia de Bolsonaro foi feita por causa do desempenho das ações do Magazine Luiza, em queda livre desde o ano passado.

De acordo com o levantamento da Economatica, encomendado pelo site Metrópoles, do ano passado para este, o Magazine Luiza perdeu metade do que valia na Bolsa de Valores (B3). O valor de mercado do Magalu passou de R$ 159,6 bilhões para R$ 71,3 bilhões, correspondendo a uma perda de R$ 88 bilhões. Ou seja, 55,3%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Neste mês, a varejista reportou seus dados trimestrais e amargou outra queda das ações. Segundo a empresa, houve desaceleração nas vendas devido à redução do poder de consumo dos brasileiros, impulsionada pela disparada da inflação e dos juros.

O Magazine Luiza apurou lucro líquido ajustado de R$ 22,6 milhões no 3T21, um recuo de 89,53% em relação ao mesmo período de 2020. O balanço lembra que, levando-se em conta efeitos contábeis, não recorrentes, o lucro líquido teve baixa de 30%, para R$ 143,5 milhões, comparado ao terceiro trimestre de 2020, quando anotou resultado positivo de R$ 206 milhões.

As vendas totais do Magazine Luiza cresceram 12,0%, para R$ 13,8 bilhões, reflexo do aumento de 22,2% no e-commerce total, resultado que compensou a redução de 8% nas vendas das lojas físicas. A performance das lojas físicas foi impactada pela piora dos indicadores macroeconômicos ao longo do trimestre, como o aumento da inflação e da taxa de juros.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$351,0 milhões, uma queda de 37,4%. O aumento das despesas em relação à receita líquida pressionou a margem Ebitda ajustada, que passou de 6,8% para 4,1% no terceiro trimestre de 2021.

De acordo com o balanço do Magazine Luiza, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida foi de 20,6%, um incremento de 1,1 ponto percentual comparado ao ano passado, devido à menor diluição das despesas nas lojas físicas e ao aumento das despesas de marketing no e-commerce.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno