Magazine Luiza (MGLU3) cai no Ibovespa hoje; entenda por quê

Os papeis da Magazine Luiza (MGLU3) derretiam 3,48% nesta sexta-feira (31), por volta das 16h de Brasília, mas reduziram a queda e fecharam em baixa de 1,16%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-3.png

No último mês, as ações MGLU3 já acumulam mais de 15% de perdas, sofrendo no ano uma queda de quase 40% no preço do papel.

Nesta quinta-feira (31), duas notícias relevantes ao mercado envolvendo a Magalu repercutiram no noticiário. Confira a seguir:

Ação contra CEO do Magalu é rejeitada em Assembleia

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta quarta-feira (29), a proposta de ação de responsabilidade contra Frederico Trajano, atual CEO do Magazine Luiza foi rejeitada.

A proposta votada na Assembleia da Magalu teve 1,10% de votos favoráveis, 17,79% de votos contrários e 49,96% de abstenções.

A AGE foi solicitada pelos acionistas Thiago Camargo Ramos e Leandro Camargo Ramos, donos de 1,02% do Magalu e ex-controladores do Kabum, segundo informações da plataforma Broadcast.

O pedido teria o objetivo de deliberar sobre a proposta de ação de responsabilidade contra Frederico, filho de Luiza Trajano, pela republicação das demonstrações financeiras da companhia, ocorrida em razão da alteração de estimativas quanto ao recebimento de créditos contra fornecedores.

Além disso, a assembleia também debateu a não solicitação, à Receita Federal, do reconhecimento de créditos tributários do Kabum. Segundo o CEO da Magazine Luiza escreveu em carta, os irmãos Ramos “criavam factoides” para conseguirem vantagens pessoais indevidas, com uso de pressão ilegítima.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Alaska retoma investimentos na MGLU3

Quando a Alaska Investimentos começou a investir nas ações da Magazine Luiza em 2015, a gestora fez um movimento que ainda era pouco visto no mercado. Com a aquisição de 12% da varejista na ocasião e a disparada posterior, a gestora ganhou notoriedade.

Depois de negociações com o papel, a Alaska declarou nesta quarta (29) que que retomou a posição, com uma participação de 5,14% das ações ordinárias (ON) MGLU3 totalizando 38.004.888 papéis.

Até antes do comunicado, a Alaska não figurava mais entre os acionistas com participação superior a 5% da varejista.

Em comunicado, a Alaska declarou que a aquisição da participação na Magazine Luiza tem como finalidade exclusivamente a realização de operações financeiras, sem a intenção de modificar a composição do controle ou a estrutura administrativa da empresa. A gestora também reafirmou que não visa alcançar nenhuma participação acionária específica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-4.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno