Previsto para ser divulgado nesta segunda-feira (18), depois do fechamento do mercado, o resultado do quarto trimestre da Magazine Luiza (MGLU3) deve apresentar uma desaceleração no faturamento, mas uma recuperação em relação à rentabilidade, segundo a Genial Investimentos.
Segundo estimativas da Genial Investimentos, a varejista deve reportar lucro de R$ 13 milhões no 4T23 da Magazine Luiza – revertendo o prejuízo de R$ 36 milhões apresentados no mesmo período do ano anterior.
“Apesar de projetarmos maiores despesas financeiras em relação ao 3T23 – uma vez que esse trimestre teve um forte impacto de correção monetária no valor de R$ 264 milhões na receita financeira –, acreditamos que a recomposição do Ebitda será mais do que suficiente para levar Magalu no 4T23 a um outro trimestre de lucro líquido“, pontuaram os analistas Iago Souza, Vinicius Esteves e Nina Mirazon.
Além disso, com as vendas de marketplace ganhando ainda mais penetração no mix nesse último trimestre, a casa entende que há espaço para a companhia apresentar um quarto trimestre histórico em termos de rentabilidade.
Para o 4T23, a Genial espera que a receita líquida da Magazine Luiza chegue a R$ 10,6 bilhões, queda de 4,7% na comparação com o mesmo período de 2022.
A casa acredita ainda que o Ebitda da Magazine Luiza no quarto trimestre de 2023 deva ser positivo em R$ 717 milhões, ante R$ 674 milhões positivo no mesmo período do ano anterior. Já a margem Ebitda ajustada do Magazine Luiza deve ficar em 6,7%, aumento de 70 pontos-base na comparação anual.
“Com o forte crescimento de margem bruta e ainda capturando os ganhos em relação ao enxugamento de despesas feitos ao longo de 2023, acreditamos que Magalu deva apresentar uma margem Ebitda próxima aos níveis de 2020″, disse a Genial.
Para a gestora, o lucro bruto da Magazine Luiza no quarto trimestre deve chegar a R$ 3,1 bilhões, alta de 1,6% na comparação ano a ano, e uma margem bruta de 29,6%, aumento de 185 pontos-base em relação ao mesmo período de 2022.
Genial: cenário macro ainda deve pesar no consumo do 4T23
Apesar de enxergar uma redução sequencial da taxa básica de juros e da inflação ao consumidor, a Genial não enxerga uma tradução deste alívio em uma redução do endividamento familiar e em um aumento da confiança do consumidor ao longo do trimestre.
“Mesmo diante de um trimestre historicamente positivo para o setor de consumo discricionário, com datas importantes como Black Friday e Natal, o alto patamar de inadimplência do consumidor combinado ao cenário restritivo para o fornecimento de crédito deve frear o crescimento do setor de e-commerce de alto ticket no 4º trimestre de 2023”, destacou a Genial.
Segundo a gestora, os produtos 1P – como telefonia, eletrodomésticos, eletroportáteis, TVs e móveis, por exemplo – têm enfrentado um ambiente difícil para o consumo ao longo dos últimos trimestres. Além disso, a base de comparação, dada a forte venda de televisores no evento de Copa do Mundo no mesmo período do ano passado, deve pressionar o crescimento da categoria.
Diante disso, a Genial Investimentos estima que o volume bruto total de mercadorias (GMV) 1P do Magalu no 4T23 perca inclinação tanto na visão sequencial quanto anual, chegando a R$ 7,6 bilhões, queda de 7,8% na comparação anual.
No entanto, a casa acredita que as novas categorias do marketplace da Magazine Luiza – como ferramentas, brinquedos, assessórios auto, dermocosméticos e suplementos – devam puxar o crescimento 3P. “Com um take-rate mais competitivo em relação ao seu principal concorrente (Mercado Livre), entendemos que o canal deva continuar atraindo mais sellers e itens a venda”, completou a casa.
A Genial tem recomendação ‘manter’ para as ações da Magazine Luiza, com preço-alvo a R$ 2,10.
Desempenho das ações de Magazine Luiza (MGLU3)
Perto do fechamento, as ações ordinárias de Magazine Luiza (MGLU3) subiam 7,4%, cotadas a R$ 2,06. No mês, os papéis caem 4,69% e, no acumulado do ano de 2024, o recuo é de 5,56%.
Cotação MGLU3