O Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária (Conar) solicitou que o Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (LAME4) e o Mercado Livre (MELI34) alterem a propaganda de “entrega mais rápida do Brasil”. A informação foi divulgada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.
Os processos no Conar contra a Americanas e o Magazine Luiza foram abertos por denúncias encaminhadas pelo Mercado Livre. Já o processo contra a empresa argentina foi aberto após a denúncia do Magalu. De acordo com o código de ética do Conar, as alegações de superioridade desse tipo devem ser sustentadas por uma pesquisa válida pelo Conselho de Ética da organização, além de que o slogan deve refletir os dados da pesquisa.
Segundo o jornalista, as três empresas levaram pesquisas que justificassem as propagandas, mas ainda assim o Conar pediu alteração no anúncios de “entrega mais rápida do Brasil“.
O Magazine Luiza informou ao SUNO Notícias que o Conar autorizou o slogan mediante ao uso da pesquisa que comprova que de fato a entrega é mais rápida. Já a Americanas tive de retirar a propaganda.
O slogan utilizado pelas companhias demonstra a corrida das varejistas. Hoje a redução no prazo de entrega é essencial para a empresa como uma estratégia de se tornar a queridinha do consumidor. Isso porque, quanto menor o prazo de entrega maior será a fidelidade dos clientes.
Além disso, os especialistas do mercado alegam que não há diversificação de produtos. O que o Magazine Luiza entrega pode ser encontrado em outras plataformas concorrentes, por isso há o investimento na experiência do consumidor e na entrega mais rápida.
Quem vence na disputa entre Magazine Luiza, Mercado Livre e Americanas?
Apesar das três empresas alegarem a entrega mais rápida do Brasil, o Mercado Livre consegue ser mais rápido e eficiente em todas as suas entregas, segundo especialistas ouvidos pelo SUNO Notícias. Mas isso é resultado de um investimento pesado em sua própria logística. Segundo os dados de fevereiro da empresa, cerca de 70% das suas entregas são feitas em 1 dia.
Em novembro do ano passado, a empresa argentina havia anunciado a Meli Air, sua frota própria de quatro aviões que são operados por diferentes companhias aéreas.
O Magazine Luiza por sua vez não fica muito atrás, a varejista está investindo em grandes centros de distribuição e lojas físicas para expandir a sua logística. É válido lembrar que semanas atrás o Magalu anunciou sua entrada oficial no Rio de Janeiro.
A Americanas aparece mais atrás por ter demorado a perceber a tendência do setor de investir em logística e experiência do consumidor. Mas a empresa tem corrido atrás desse prejuízo e vem anunciando medidas que fornecem uma entrega mais rápida.
Portanto, o Mercado Livre estaria em primeiro lugar, Magazine Luiza em segundo e Americanas em terceiro.
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