O que o Magazine Luiza (MGLU3) ganha no acordo com o AliExpress? Decodificador de Investimentos te explica
Na última segunda-feira (24), o Magazine Luiza (MGLU3) e o AliExpress anunciaram a celebração de um acordo estratégico que vai promover uma integração parcial dos dois marketplaces. Mas que vantagens isso trará para a varejista brasileira? Entenda a seguir, com o Decodificador de Investimentos da Status Invest Assessoria.
A parceria prevê que o AliExpress passe a vender itens da sua linha Choice nos canais digitais do Magalu. Essa divisão da varejista chinesa diz respeito ao serviço de compras premium que oferece produtos com melhor custo-benefício e velocidade de entrega.
O Magazine Luiza, por sua vez, vai oferecer produtos de estoque próprio (1P) na plataforma brasileira do AliExpress.
Esta é a primeira vez que o AliExpress, marketplace internacional do Alibaba (BABA34), vende itens em uma plataforma terceira no mundo. Também é inédito o fato do Magazine Luiza vender em outro marketplace que não o seu.
Decodificador de Investimentos
Você deve estar se perguntando por que isso é importante. Confira a explicação de André Kalim, assessor na Status Invest Assessoria de Investimentos.
Na segunda-feira (24), dia em que foi anunciada a parceria, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) encerraram a sessão do Ibovespa em alta de 12,28%. À primeira vista, portanto, o mercado parece ter gostado da notícia.
O ditado “se não pode vencê-los, junte-se a eles” pode ser aplicado ao movimento feito pelo Magalu. Os marketplaces chineses têm apresentado uma penetração cada vez maior no Brasil, apesar das tentativas de taxação. Com essa parceria, portanto, o Magazine Luiza eleva a competitividade do seu canal e tenta incomodar o Mercado Livre (MELI34), líder do on-line brasileiro.
Os marketplaces do Magazine Luiza e do AliExpress têm, juntos, 60 milhões de usuários. Já a seção de produtos Choice da varejista chinesa, que diz respeito aos itens que serão vendidos no Magalu, somam mais de 3,6 mil produtos. Com isso, a varejista brasileira consegue, rapidamente, expandir o seu alcance e a diversificação de seus produtos.
A palavra, aqui, é “cauda longa”. Essa denominação descreve a estratégia de se vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades. Ou seja: vender uma grande variedade de itens de nicho. A inclusão de produtos do AliExpress no marketplace do Magalu vai permitir uma otimização da cauda longa da empresa brasileira.
Por outro lado, os produtos de estoque próprio (1P) do Magalu, que em princípio serão itens de bens duráveis, naturalmente terão um alcance maior quando oferecidos no marketplace do AliExpress.
Confira a visão de algumas das principais casas de análise sobre a parceria entre Magazine Luiza e AliExpress:
- O anúncio é positivo para MGLU, pois expande rapidamente o alcance da empresa nas categorias de cauda longa, ao mesmo tempo em que abre um novo canal de vendas para o sortimento 1P (XP Investimentos).
- O acordo traz uma relação de ganha-ganha em ambos os lados para o Magazine Luiza, tanto na visão onde o AliExpress comercializa os seus produtos Choice dentro do marketplace do Magalu, quanto na visão onde a companhia é o seller, atuando dentro da plataforma chinesa (Genial).
- A venda de produtos AliExpress no MGLU complementará as vendas 3P da MGLU, com sortimento em categorias de ticket médio baixo, provavelmente aumentando a recorrência e o envolvimento do consumidor (Itaú BBA).
- A notícia é positiva e amplia o sortimento de produtos do Magazine Luiza, acelerando sua estratégia de diversificação de categorias e aumentando a frequência de compra (BTG Pactual).
Entenda como aproveitar as oportunidades
Perdeu a alta recente do Magazine Luiza por não entender de forma plena a dinâmica do setor?
Então, o que você acha de ter dicas personalizadas para entender os movimentos do mercado e impulsionar seus investimentos?
Aqui, na Status Assessoria de Investimentos, nossa missão é montar uma carteira que te ajude a ir em busca de todos os seus sonhos e objetivos financeiros.
Gostou da ideia? Então clique aqui para falar conosco e vamos juntos aproveitar as oportunidades que o Magazine Luiza e toda a Bolsa de valores reserva!