Magazine Luiza compra Netshoes por US$ 62 milhões

A Magazine Luiza (MGLU3) comprou a Netshoes por US$ 62 milhões. A informação foi confirmada pela empresa nesta segunda-feira (29), em comunicado enviado ao mercado.

Com a operação, a Netshoes passará a ser uma subsidiária da Magazine Luiza. Os acionistas, por sua vez, receberão o valor das suas ações em dinheiro. No comunicado, a varejista informou que assinou o “Agreement and Plan of Merger“, adquirindo a totalidade das ações do capital social da Netshoes por um preço por ação de US$ 2,00.

“A conclusão da operação está condicionada à satisfação de determinadas condições precedentes estabelecidas no “Agreement and Plan of Merger“, incluindo, entre outras, sua aprovação pelos acionistas da Netshoes em assembleia geral, de acordo com as leis das Ilhas Cayman, e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE“, informa o comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Banner-home1-1.jpg

Ainda de acordo com a Magazine Luiza, a negociação será feita por meio da fusão da Netshoes e de uma subsidiária da varejista, localizada nas Ilhas Cayman. Com isso, a venda não está sujeita ao dispositivo no artigo 256 da Lei das Sociedades por Ações.

Netshoes cotada em Nova York

A Netshoes realizou um IPO na bolsa de Nova York em 2017. A empresa de venda de calçados online tem um valor de mercado de US$ 70 milhões (cerca de R$ 269 milhões) e tem uma dívida líquida de R$ 144 milhões.

A empresa tem um valor anual transacionado (GMV) superior a R$ 2,5 bilhões, mas registra um baixo crescimento.

Saiba mais: Netshoes se põe à venda e quatro empresas mostram interesse

Netshoes a venda

Desde setembro de 2018 a Netshoes está a venda. A empresa rendeu-se à pressões de investidores ocasionadas pelos preços cada vez menores de suas ações e iniciou negociações para uma possível cessão. Para isso, contratou o banco de investimento Goldman Sachs para encontrar um sócio ou comprador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/09/Lead-Magnet-1420x2401-1.png

Na época, pelo menos quatro empresas demostraram interesse em adquirir a companhia: Lojas Americanas, Mercado Livre, Centauro e a gestora de private equity Advent.

Saiba mais: Lojas Americanas emite R$ 1 bi de debêntures para alongar dívida

O presidente e fundador da empresa, Marcio Kumruian, queria encontrar um sócio para poder manter o controle da empresa inalterado. Entretanto, as empresas interessadas na compra deixaram claro que exigiriam pelo menos o controle e até mesmo a totalidade da Netshoes.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno