O Dia das Mães em 2021 não encontra as mães brasileiras em um momento fácil. No Brasil, um terço das mães estão cuidando de seus filhos sozinhas durante a pandemia, e ainda, 92% das mulheres que estão em home office também são as responsáveis pelos filhos, segundo uma pesquisa recente realizada pela Catho, com mais de 6 mil profissionais.
De acordo com Regina Botter, diretora de Operações da Catho, os dados mostram que tanto no home office, quanto trabalhando fora, a mulher acaba sempre sendo a maior responsável pelo cuidado dos filhos.
“O número de mães solo no país chega a mais de 11 milhões. São mulheres provedoras do lar, que estão sentindo as dificuldades relativas ao cuidado e à sobrecarga de tarefas potencializada pela pandemia. Lembrando que quando pais ou mães deixam os filhos com terceiros, geralmente é com avós ou tias. Ou seja, outras mães”, conclui.
Com a pandemia e as incertezas no ambiente profissional, as mães são as que mais estão sofrendo, segundo a especialista.
“Além da enorme quantidade de mulheres que perderam o trabalho, tem também as que precisaram pedir demissão, pois não tinham com quem deixar os filhos e as que entraram em regime de home office e precisaram conciliar os afazeres profissionais com as tarefas domésticas e o cuidado das crianças, que durante a pandemia estão em casa durante todo o dia”, esclarece a diretora de Operações da Catho.
Em homenagem ao Dia das Mães, o SUNO Notícias selecionou 10 exemplos de mulheres que se destacam no quesito profissional e conciliam seu tempo entre o cargo de mãe, em casa, e o cargo de liderança, no escritório. Embora cada história profissional e materna seja única, elas podem servir como inspiração neste dia. Confira:
1. Rachel Maia
Rachel Maia é uma das empresárias com carreira de maior sucesso do Brasil. A executiva foi responsável pelo crescimento da joalheria dinamarquesa Pandora com o objetivo de conquistar mercado no país.
Maia instalou 73 lojas da marca no país em seis anos e implantou o conceito de “luxo acessível” entre as consumidoras brasileiras. Além disso, por oito anos, Rachel foi CFO da Tiffany & Co no Brasil.
A empresária, além de ocupar um cargo de liderança na empresa de joias, é mãe de uma menina de 8 anos, e ainda informou que após quatro anos na fila, conseguiu adotar seu segundo filho.
2. Cristina Junqueira
A engenheira Cristina Junqueira é cofundadora do Nubank, banco digital com valor de mercado superior a US$18 bilhões, e assumiu o cargo de diretora-executiva (CEO) em abril deste ano.
A empresária também é conhecida por sua trajetória profissional em grandes empresas como o Itaú Unibanco (ITUB4). Junqueira foi a única brasileira a estar presente na lista Fortune 40 under 40 em 2020, sendo esse um dos principais reconhecimentos do mundo dos negócios.
Mãe de duas filhas, a CEO não deixa de dar atenção à família. Antes da pandemia, ela fazia questão de sair do trabalho todos os dias às 17h para buscar a filha mais velha na escola, disse em entrevista à “startupi”.
3. Kelly Gusmão
A sócia fundadora e Chief People Officer da Warren, Kelly Gusmão, também é mãe de dois filhos.
Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, ela faz parte do grupo que se movimentou para desenvolver a Warren e, hoje, lidera a área de Recursos Humanos da empresa.
De acordo com a empresária e mãe da Serena e do Antônio, o último filme que assistiu foi Frozen 2. Mas, quando pode, gosta de assistir à série americana chamada Billions que, é uma ficção sobre mercado financeiro, disse ao Warren Blog.
4. Maria Eduarda Kertész
Mãe de dois filhos, Maria Eduarda Kertész é presidente da Johnson & Johnson (JNJB34). Na empresa, foi diretora de marketing aos 29 anos de idade, sendo a única mulher do comitê executivo.
Nos três primeiros anos sob o seu comando, a multinacional cresceu 70% a mais do que a média dos três anos anteriores.
Atualmente, a empresária é Presidente de uma das divisões do negócio de Consumo da Johnson & Johnson nos EUA, chamada HealthE. Kertész trabalha na empresa há mais de 2o anos.
5. Luiza Helena Trajano
Mãe de três filhos, Luiza Helena Trajano assumiu os negócios da família, a Magazine Luiza (MGLU3) quando era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo.
Trajano transformou a marca em uma das maiores do mercado, conseguindo brigar de igual para igual com as principais lojas desse segmento, como Casas Bahia, Pontofrio e Lojas Americanas (LAME4).
Em 2013, Luiza integrou a lista da Forbes de executivos mais poderosos do País. Atualmente, seu filho Frederico Trajano ocupa o cargo de CEO da companhia e a empresária além de ser mãe, também é avó.
6. Sylvia Coutinho
Primeira brasileira a assumir a presidência de um grande banco internacional, Sylvia Coutinho ocupa o cargo da unidade nacional do suíço UBS .
A presidente do banco, desde 2013, também é mãe de dois filhos. Coutinho assumiu em 2020 a vice-presidência do conselho do UBS BB Investment Bank e também acumula a posição de head da área de gestão de fortunas para a América Latina desde 2018.
Com uma carreira de mais três décadas, ela já passou por cargos de liderança no Citibank e HSBC.
7. Paula Paschoal
A diretora geral do PayPal (PYPL34) no Brasil, Paula Paschoal, é uma das principais responsáveis pela recente expansão da multinacional no país, que visa levar vantagem competitiva contra os concorrentes do setor.
Paula Paschoal ainda é conhecida por ser uma defensora da igualdade de gênero e da diversidade dentro das empresas. De tal forma que a Forbes chegou a elegê-la como uma das mulheres mais poderosas do país.
A executiva tem duas filhas e foi promovida ao seu cargo atual logo após voltar da licença-maternidade de sua segunda filha.
8. Andreia Dutra
Andreia Dutra, de 44 anos, também é mãe de uma menina e ocupa a posição de CEO da Sodexo no Brasil. Na filial brasileira da multinacional francesa, as mulheres ocupam 85% dos cargos de liderança.
Na Sodexo, a empresária ingressou em 2011, como Diretora Executiva, após aquisição da empresa PURAS, e ocupou diversas posições de comando, como a vice presidência de Recursos Humanos e a presidência da Sodexo On-site no Brasil.
Além da liderança do segmento de Saúde e Educação da companhia, a executiva segue atuando como presidente do Instituto Stop Hunger no Brasil, organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Sodexo.
9. Cristina Palmaka
A SAP nomeou Cristina Palmaka como nova presidente para América Latina e Caribe (LAC) em julho de 2020.
A executiva comanda a SAP Brasil desde 2013, depois de ter ocupado cargos executivos em grandes empresas de tecnologia no mercado brasileiro.
Sob a liderança de Palmaka, a empresa conquistou uma certificação EDGE para Igualdade de Gênero e foi destacada em rankings que cobrem temas de local de trabalho e diversidade.
Palmaka, além de ocupar o cargo de CEO na empresa alemã, também é mãe de Catarina.
10. Fiamma Zarife
Fiamma Zarife é atualmente diretora geral do Twitter (TWTR34) no Brasil e possui dois filhos.
A executiva começou sua trajetória no banco Boa Vista e depois migrou para o setor de telecomunicações, trabalhando em empresas como Telecom Italia, Oi (OIBR3), Claro e Samsung.
Em 2015, Fiamma ingressou no Twitter. Em 2017, assumiu a diretoria geral da companhia no Brasil. A executiva é mãe desde 2004, quando nasceu a filha mais velha Kiara; anos mais tarde nasceu seu filho caçula. De acordo com ela, seus filhos costumam a visitar em seu escritório para que eles conheçam o ambiente de trabalho.