Ícone do site Suno Notícias

Lula (PT) é eleito presidente do Brasil com 50,8% dos votos

Lula (PT) foi eleito o 39º presidente do Brasil. O candidato foi eleito no pleito deste domingo (30), com 50,83% dos votos válidos (59.801.287), em uma das eleições mais disputadas da histórica da República.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deram vitória matemática a Lula com 98,81% das urnas apuradas. Com 99,76% das urnas, o petista aumentou sua vantagem para 50,89% dos votos válidos (60.178.997).

Jair Bolsonaro (PL) fez 49,11% dos votos (58.084.978). O pleito foi apertado, conforme apontavam as pesquisas eleitorais. Foi a eleição mais apertada desde a redemocratização do Brasil.

Além disso, trata-se da primeira vez que um candidato é eleito pela terceira vez à presidência da república e a primeira que um presidenciável não é eleito.

Quando assumir, em janeiro, Lula, 77, será o mais velho ocupante do cargo na história.

No primeiro turno, Lula (PT) teve 48,43% dos votos válidos (57.259.504) ante 43,20% (51.072.345) dos votos válidos de Jair Bolsonaro (PL).

Você pode conferir como foi a apuração das urnas e o desenrolar da corrida eleitoral aqui.

Mais cedo as eleições 2022 tiveram tumulto por conta de episódios com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Contudo, após declarações do ministro Alexandre de Moraes em coletiva de imprensa, ficou claro de que o pleito não foi afetado.

Moraes preside o TSE e disse que os episódios somente atrasaram as eleições, mas não impediram ninguém de votar. O cronograma, desta forma, findou às 17h, conforme previsto.

“Isso retardou a chegada dos eleitores, mas não impediu os eleitores de chegarem às suas respectivas seções. Segundo o diretor-geral, foi essa questão de interpretação. As vistorias foram feitas em ônibus sem condições transitar, mas que não voltaram à sua origem. Os eleitores seguiram e votaram. Foi determinado que todas as operações cessassem em reunião”, disse Moraes.

Veja propostas para economia de Lula

As propostas de Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentra seu plano de governo em combater o endividamento e o desalento das famílias, além de citar um compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável “com estabilidade, investimento produtivo, justiça tributária e transparência” na definição e execução dos orçamentos públicos.
Segundo documento publicado pelo TSE, a proposta de governo petista anuncia como tarefa prioritária “coordenar a política econômica para combater a inflação e enfrentar a carestia, em particular a dos alimentos e a dos combustíveis e eletricidade”.

O combate à inflação é citado cinco vezes no documento do PT, que destacou a atuação do governo atual no combate à alta dos preços, com críticas na condução de medidas. No entanto, durante o decorrer do texto nenhuma ação foi apontada como certeira para ser tomada em um eventual governo visando o combate à inflação.

Confira em detalhes a lista de propostas

Acima, estão as propostas de Lula que constam em seu plano de Governo.

Sair da versão mobile