Quanto Lula quer que a Petrobras (PETR4) pague em dividendos?
O Presidente da República, Lula (PT) orientou auxiliares a pedirem à Petrobras (PETR4) realizar ‘cálculos precisos’ sobre o quanto a estatal conseguiria pagar em proventos aos seus acionistas, segundo informações de bastidores da Coluna do Estadão.
Lula teria feito o pedido para uma decisão comedida sobre os dividendos da Petrobras visando que a companhia não comprometa seu plano de investimentos.
A partir disso, com os dados levantados pela estatal, Lula tomaria a decisão sobre a distribuição ou não dos dividendos extraordinários.
Técnicos da empresa já teriam começado a reunir os dados, e uma reunião de integrantes do Conselho da Petrobras está prevista para ocorrer ainda nesta sexta (5).
Além disso, há uma reunião do Conselho da Petrobras marcada para o dia 19 de abril, que deve bater o martelo sobre os proventos.
Uma outra informação de bastidores, de Julia Duailibi, da GloboNews, é de que a intenção de Lula é de que a Petrobras pague somente 50% do valor que ficou retido, que representa cerca de R$ 22 bilhões – de um total de R$ 43,9 bilhões retidos.
Dividendos da Petrobras causam queda de braço entre ministros
A possibilidade da distribuição dos dividendos retidos veio à tona nesta quinta (4), após notícias de bastidores que apontam para um cenário em que o ministro Fernando Haddad e Jean Paul Prates teriam convencido outros ministros do Governo Lula a ceder e pagar os dividendos extraordinários.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e Rui Costa, ministro da Casa Civil, tem atuado defendendo a retenção dos dividendos da Petrobras.