O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar os primeiros nomes da sua equipe ministerial hoje (9), segundo relato da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. A expectativa é de que sejam divulgados os nomes dos líderes da Casa Civil, Defesa, Justiça e Segurança Pública e da Fazenda.
Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, Lula afirmou para dirigentes petistas que pretende confirmar nomes que já saíram na imprensa. Dessa forma, os possíveis nomeados seriam:
- Fernando Haddad na Fazenda;
- Rui Costa na Casa Civil;
- José Múcio Monteiro na Defesa;
- Flávio Dino na pasta de Justiça e Segurança Pública.
O futuro presidente realizará uma coletiva de imprensa amanhã, ás 10h45, antes do jogo da seleção brasileira contra a Croácia pela Copa do Mundo, agendado para 12h.
Inicialmente, a expectativa era que os primeiros membros do alto escalão do terceiro governo de Lula fossem divulgados apenas no dia 13, após a diplomação do político pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o canal de notícias, essa antecipação também foi motivada pelo cenário internacional, com a tentativa de golpe ocorrida no Peru, o que levou à detenção do então presidente Pedro Castillo. Para um dirigente petista, é necessário tomar cautela e fazer uma sinalização de tranquilidade aos integrantes das Forças Armadas.
Lula escolherá Haddad para Economia?
Na semana passada, Lula disse que o próximo ministro da Economia será “a cara do sucesso” do seu primeiro mandato, que teve início há 20 anos. O próximo governante pretende desmembrar a pasta econômica, e Fernando Haddad aparece como o favorito para liderar a pasta da Fazenda.
Na conversa com os jornalistas, o líder petista avisou: “O ministro tem autonomia, mas quem ganhou as eleições fui eu”.
Lula também ressaltou que sabe o que é bom para a população em geral e para o mercado financeiro, como uma forma de tranquilizar os agentes econômicos.